Quando usar o CPC 47?
Índice
- Quando usar o CPC 47?
- Qual o objetivo do CPC 47?
- O que é CPC 47?
- Quando a receita deve ser reconhecida?
- Como contabilizar acordos comerciais?
- Quais as etapas do reconhecimento da receita de contrato segundo CPC 47?
- O que é reconhecimento de receita?
- Quais as divulgações de acordo com o CPC 47?
- Será que os itens do CPC 47 estão sujeitos aos ajustes?
- Quais são os critérios estabelecidos pelo CPC 47?

Quando usar o CPC 47?
Todas as entidades devem aplicar a CPC 47 a todos os contratos com clientes, com exceção de:
- contratos de arrendamento dentro do alcance do CPC 06 – Arrendamentos (alterada pela Revisão CPF 14);
- contratos de seguro dentro do alcance da CPC 11 – Contratos de Seguro;
Qual o objetivo do CPC 47?
O objetivo deste pronunciamento é estabelecer os princípios que a entidade deve aplicar para apresentar informações úteis aos usuários de demonstrações contábeis sobre a natureza, o valor, a época e a incerteza de receitas e fluxos de caixa provenientes de contrato com cliente.
O que é CPC 47?
Segundo o CPC 47, a transferência do controle a um cliente representa a transferência dos direitos relativos ao bem ou serviço. ... A norma indica que uma entidade deve determinar, na data da assinatura do contrato, se transferirá o controle de um bem ou serviço prometido ao longo do tempo ou em um determinado momento.
Quando a receita deve ser reconhecida?
A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber.
Como contabilizar acordos comerciais?
A receita só será contabilizada na baixa do acordo, ou seja, através da entrada de uma nota de bonificação ou a quitação da duplicata gerada pelo acordo. Na Contabilidade ao criar um Acordo Comercial, no livro diário serão feitos os seguintes lançamentos: Débito: Acordos Comerciais A Receber (Ativo)
Quais as etapas do reconhecimento da receita de contrato segundo CPC 47?
Para tanto, o CPC 47 define cinco etapas para o reconhecimento e a mensuração de receita em contratos com clientes, que assim poderiam ser sumarizadas: (i) identificar o contrato com cliente; (ii) identificar as obrigações de desempenho separáveis previstas no contrato; (iii) determinar o preço da transação; (iv) ...
O que é reconhecimento de receita?
O reconhecimento de receita é realizado quando as mercadorias ou serviços prometidos forem transferidos para o cliente, e o cliente passar a ter o controle, podendo ocorrer ao longo do tempo ou em uma data especifica.
Quais as divulgações de acordo com o CPC 47?
- Divulgações de acordo com o CPC 47 (IFRS 15) Uma entidade que aplica a abordagem retrospectiva completa apresenta as divulgações completas exigidas pelo CPC 47 (IFRS 15) para o período atual e para cada um dos períodos comparativos apresentados. Divulgações de acordo com o CPC 23 (IAS 8)
Será que os itens do CPC 47 estão sujeitos aos ajustes?
- Atenção: nem todos os itens do CPC 47 estão sujeitos aos ajustes na apuração do Lucro Real, mas tão somente aqueles itens relacionados, de forma taxativa, na aludida IN 1.753/17. Como exemplo podemos citar um dos exemplos acima em relação à transferência dos riscos e benefícios.
Quais são os critérios estabelecidos pelo CPC 47?
- Como vimos, os critérios estabelecidos pela legislação tributária e os estabelecidos pelo CPC 47 são demasiadamente distintos, causando, portanto, um impacto no lucro tributável. Tal impacto precisa ser tratado para tirar seus efeitos.