O que o Antigo Testamento fala sobre o divórcio?

O que o Antigo Testamento fala sobre o divórcio?
O livro do Deuteronômio parece permitir o divórcio: "Se um homem, tendo escolhido uma mulher, casar-se com ela e vier aborrecer-se dela por descobrir nela qualquer coisa inconveniente, escreverá uma carta de divórcio, lha entregará na mão e a despedirá de sua casa" (Dt 24,1). ... O divórcio existia muito antes do que ele.
Qual o divórcio na Bíblia?
- Divórcio na Bíblia "Foi dito: 'Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio'. Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério. Mateus 5:31-32.
Como o Antigo Testamento trata sobre o assunto?
- No Antigo testamento, somente Deuteronômio 24 trata de forma direta sobre o tema. O texto diz o seguinte: “Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa…” (Deuteronômio 24:1).
Qual o motivo válido para o divórcio?
- Alguns interpretavam que qualquer motivo seria válido para um divórcio (escola do Rabino Hillel) e outros acreditavam que somente o adultério era um motivo válido (Escola do Rabino Shammai). (2) E foi exatamente buscando respostas e experimentando Jesus que os fariseus o provocam sobre este tema.
Por Que Deus instituiu o divórcio?
- Deus instituiu o casamento como uma união especial entre um homem e uma mulher, que deve durar para sempre. Jesus explicou que o divórcio passou a ser possível graças à dureza de coração das pessoas, ou seja, por causa do pecado. Algumas situações podem justificar o divórcio, como uma traição.