adplus-dvertising

É considerado crime segundo o Código Penal em seu artigo 135?

Índice

É considerado crime segundo o Código Penal em seu artigo 135?

É considerado crime segundo o Código Penal em seu artigo 135?

O Código Penal, em seu artigo 135, descreve o delito de omissão de socorro, que consiste na atitude de deixar de socorrer pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças abandonadas ou perdidas, pessoas inválidas, com ferimentos, ou em situação de risco ou perigo.

O que significa prestar socorro?

É uma ação individual ou coletiva, dentro de suas devidas limitações em auxílio ao próximo, até que o socorro avançado esteja no local para prestar uma assistência mais minuciosa e definitiva.

O que configura crime de trânsito?

Todo motorista que conduz o seu veículo com as suas funções motoras alteradas em razão do consumo de álcool ou de alguma substância psicoativa comete um crime de trânsito, de acordo com o Art. 306. Conforme o Art. 307, é crime desobedecer às imposições administrativas impostas com fundamento no CTB.

Qual é o artigo 137?

Art. 137 - Participar de rixa, salvo para separar os contendores: Pena - detenção, de quinze dias a dois meses, ou multa. Parágrafo único - Se ocorre morte ou lesão corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participação na rixa, a pena de detenção, de seis meses a dois anos.

Quem pode ser sujeito passivo do crime de omissão de socorro?

Sujeito passivo é a vítima do acidente de veículo automotor. Trata-se de crime omissivo puro, já que a conduta típica é deixar de prestar imediato socorro, que tem como elemento subjetivo o dolo, consistente na vontade de não prestar assistência.

O que diz o Código Penal sobre omissão de socorro?

Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Postagens relacionadas: