adplus-dvertising

O que acontece se a empresa não pagar o salário em dia?

Índice

O que acontece se a empresa não pagar o salário em dia?

O que acontece se a empresa não pagar o salário em dia?

Conforme as regras previstas no Regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), é de suma importância que a empresa cumpra com o prazo de pagamento salarial de seu funcionário. ... Sendo assim, em casos nos quais o pagamento estiver em atraso, deve-se realizar uma correção monetária do salário referente àquele mês.

O que diz a CLT sobre atraso de salário?

A CLT não possui nenhum artigo que explicite questões envolvendo multas para atrasos no pagamento de salário. Com isso, para a resolução de casos envolvendo esta questão, a Justiça apoia-se na súmula 381 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que afirma que o salário atrasado deve ser pago com correção monetária.

O que fazer quando a empresa paga o salário errado?

Se a empresa faz um pagamento errado de uma conta que vence no mesmo dia, a instituição bancária pode levar até 5 dias úteis para realizar o estorno.

Como calcular juros por atraso de pagamento de salário?

De forma geral, deve estar de acordo com os seguintes termos:

  1. Atraso de período inferior a 20 dias: correção monetária necessária sobre o período e multa adicional de 10% sobre o saldo devedor;
  2. Atraso superior a 20 dias: soma-se, à multa anterior, um acréscimo de 5% a cada dia útil de atraso após o vigésimo dia.

Qual a solução para o atraso no pagamento do salário?

  • A lei não admite o atraso no pagamento do salário, sendo que o empregado tem as alternativas abaixo para se defender, caso tal situação ocorra. A rescisão indireta do contrato de trabalho, também conhecida como justa causa do empregador, visa proteger o funcionário de possíveis abusos cometidos pelo patrão.

Como é aplicada a multa de atraso no pagamento do salário?

  • O Tribunal Superior do Trabalho aplica em média as seguintes multas no caso de atrasos no pagamento do salário: se o atraso for superior a vinte dias, é aplicada a multa anterior com um acréscimo de 5% a cada dia útil de atraso após o vigésimo dia.

Qual o atraso reiterado no pagamento dos salários?

  • ATRASO REITERADO NO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS. DESCUMPRIMENTO DO ART. 459 , § 1º , DA CLT . O o atraso reiterado no pagamento do salário após o 5º dia útil é ato grave do empregador a ensejar a rescisão indireta por não cumprir as obrigações do contrato, nos termos do art. 483 , alínea d, da CLT .

Quais os dias de atraso do salário?

  • Com 30 dias de atraso, R$ 2.700,00. Entendeu? Por fim, outra coisa importante sobre atraso de salário: caso o atraso no pagamento do salário seja habitual e por vários meses (a começar a partir do 3º mês), a legislação prevê a chamada “rescisão indireta” do contrato de trabalho por parte do funcionário.

Postagens relacionadas: