O que acontece quando o jovem aprendiz faz hora extra?
Índice
- O que acontece quando o jovem aprendiz faz hora extra?
- Qual a jornada máxima de horas diárias permitidas por lei que um jovem aprendiz pode cumprir?
- Pode descontar falta do menor aprendiz?
- O que diz a lei da Aprendizagem sobre os intervalos dos aprendizes?
- Quais funções um jovem aprendiz pode exercer?
- Quando devem ser compensadas as horas extras?
- Qual a quantidade mínima de horas para trabalhar em uma jornada de trabalho?
- Qual o valor da hora para o menor aprendiz?
- Como saber se tenho direito ao pagamento de horas extras?

O que acontece quando o jovem aprendiz faz hora extra?
Vale ressaltar que o tempo de deslocamento entre os locais em que são ministradas as atividades teóricas e práticas deve ser computado nas jornadas de trabalho. Além disso, o jovem aprendiz fica proibido de fazer horas extras, realizar trabalho noturno ou compensar horas de trabalho.
Qual a jornada máxima de horas diárias permitidas por lei que um jovem aprendiz pode cumprir?
Ao menor é devido, no mínimo, o salário mínimo federal, inclusive ao menor aprendiz é garantido o salário mínimo hora, uma vez que sua jornada de trabalho será de no máximo 6 horas diárias, ficando vedado prorrogação e compensação de jornada, podendo chegar ao limite de 8 horas diárias, desde que o aprendiz tenha ...
Pode descontar falta do menor aprendiz?
Assim caso o empregado tenha faltado durante a semana anterior ou mesmo atrasado, desde que o atraso ultrapasse os minutos de tolerância previsto no art. 58, § 1º da CLT, poderá o empregador descontar o DSR, inclusive do menor aprendiz, desde que a empresa sempre adotou o procedimento de desconto.
O que diz a lei da Aprendizagem sobre os intervalos dos aprendizes?
A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.
Quais funções um jovem aprendiz pode exercer?
O jovem aprendiz pode trabalhar tanto em empresas privadas quanto públicas, de médio e grande porte e de todos os segmentos de mercado. O mais comum é que o jovem aprendiz desenvolva funções de assistência administrativa, secretariado e de escritório, adquirindo vivência e experiências corporativas.
Quando devem ser compensadas as horas extras?
- Elas devem ser compensadas antes que excedam, no período de um ano, a soma das jornadas semanais de trabalho ou ultrapassem o limite máximo de 10 horas diárias. Se o contrato de trabalho for rescindido, as horas extras não compensadas deverão ser quitadas com base na remuneração do funcionário na data da rescisão.
Qual a quantidade mínima de horas para trabalhar em uma jornada de trabalho?
- Nas jornadas regulares de trabalho, a lei assegura que uma pessoa não pode trabalhar mais de 8 horas diárias. O contrato de trabalho não pode ter uma quantidade maior de horas normais do que essa, mas pode ser acordada uma quantidade menor de horas regulares, como nos casos de jornadas parciais.
Qual o valor da hora para o menor aprendiz?
- Por lei, o menor aprendiz deve receber o valor da hora em fração proporcional ao salário mínimo vigente, além dos benefícios específicos como vale-transporte, férias remuneradas e verbas trabalhistas da CLT.
Como saber se tenho direito ao pagamento de horas extras?
- Como saber se eu tenho direito ao pagamento de horas extras? Nas jornadas regulares de trabalho, a lei assegura que uma pessoa não pode trabalhar mais de 8 horas diárias.