O que diz a lei 12288?
Índice
- O que diz a lei 12288?
- Qual tratado internacional ratificado pelo Brasil tem como objetivo específico eliminar a discriminação racial?
- O que diz a lei sobre igualdade racial?
- Como a aprovação da lei é importante no combate ao racismo?
- Qual a lei do crime de racismo?
- Como regulamentou a Constituição Federal o crime de racismo?
- Qual a origem do racismo institucional?

O que diz a lei 12288?
O Estatuto da Igualdade Racial, objeto da Lei nº 12.288, de 2010, destina-se a garantir à população negra a igualdade de oportunidades e a defesa dos direitos étnicos e individuais, coletivos e difusos. Além disso, busca comba- ter a discriminação racial e quaisquer outras formas de intolerância étnica.
Qual tratado internacional ratificado pelo Brasil tem como objetivo específico eliminar a discriminação racial?
A Convenção sobre a Eliminação de todas das formas de Discriminação Racial foi adotada pelas Nações Unidas em 21 de dezembro de 1965, tendo sido ratificada pelo Brasil em 27 de março de 1968.
O que diz a lei sobre igualdade racial?
A LEI Nº 12.288/10, institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.
Como a aprovação da lei é importante no combate ao racismo?
- A aprovação da lei é um marco importante no combate ao racismo porque criminalizou as condutas racistas, definindo-as como crime inafiançável e imprescritível. Isso significa que não é permitido pagamento de fiança para liberdade da prisão (inafiançável) e que o crime pode ser denunciado e julgado em qualquer época (imprescritível).
Qual a lei do crime de racismo?
- A lei nº 7.716/89 é a Lei do Crime de Racismo. Aprovada em 1989, definiu o que caracteriza o racismo: atos que resultem de preconceitos de raça, cor ou etnia. Também é chamada de Lei Caó , em homenagem a Carlos Alberto Caó de Oliveira, o autor do projeto de lei e ativista pelos direitos do movimento negro no país.
Como regulamentou a Constituição Federal o crime de racismo?
- Também regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo, após dizer que todos são iguais sem discriminação de qualquer natureza.
Qual a origem do racismo institucional?
- 15. Uniformizando Linguagem. Racismo Institucional. A Constituição Federal de 1988, no seu art. 5° inciso XLII, determina que “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito de reclusão nos termos da lei”.