O que caracteriza um paciente com anemia ferropriva?
Índice
- O que caracteriza um paciente com anemia ferropriva?
- Qual exame detecta anemia ferropriva?
- Como a anemia é detectada no exame de sangue?
- O que pode levar à anemia ferropriva?
- Quais são as causas de anemia?
- Quais exames são complementares para o diagnóstico de anemia ferropriva?
- Quais são os parâmetros da anemia ferropriva?
- Quais são os suplementos de ferro para a anemia?
- Qual a suspeita de anemia por deficiência de Ferro?
- Como se caracteriza a anemia?
O que caracteriza um paciente com anemia ferropriva?
A anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro e é a mais comum de todas as anemias. Os sintomas são típicos e incluem palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia.
Qual exame detecta anemia ferropriva?
Ferritina - Reflete a quantidade de reserva de ferro do corpo e, em geral está baixa. É considerado o exame mais específico para identificar anemia por deficiência de ferro, a não ser que haja infecção ou inflamação.
Como a anemia é detectada no exame de sangue?
A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.
O que pode levar à anemia ferropriva?
Em mulheres em idade fértil, a causa mais comum de anemia ferropriva é a perda de ferro no sangue devido à menstruação intensa ou à gravidez. Uma dieta pobre em ferro e vitamina C ou certas doenças intestinais que afetam a forma como o corpo absorve o ferro também podem causar anemia ferropriva.
Quais são as causas de anemia?
As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro).
Quais exames são complementares para o diagnóstico de anemia ferropriva?
Os principais exames encontrados para o diagnóstico da anemia ferropriva foram o hemograma, a dosagem de ferro sérico, de ferritina e de transferrina, a avaliação da capacidade total de ligação do ferro (TIBC) e saturação da transferrina.
Quais são os parâmetros da anemia ferropriva?
- Outros parâmetros como dosagem de ferro e capacidade total de ligação do ferro podem se alterar em outras condições clínicas e não apenas na anemia ferropriva, devendo ser avaliados com cautela para não haver confusão no diagnóstico.
Quais são os suplementos de ferro para a anemia?
- Por conseguinte, o ferro perdido precisa ser substituído pelo consumo de suplementos de ferro. A correção da anemia ferropriva com suplementos de ferro em geral leva de três a seis semanas, mesmo após a cessação da hemorragia. Os suplementos de ferro são em geral tomados por via oral.
Qual a suspeita de anemia por deficiência de Ferro?
- Suspeita-se de anemia por deficiência de ferro em pacientes com perda crônica de sangue ou anemia microcítica, em particular se houver vontade de ingerir substâncias não alimentares (picafagia).
Como se caracteriza a anemia?
- A anemia é uma anomalia que se caracteriza pela diminuição da concentração de hemoglobina (pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos – eritrócitos - e tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos) dentro das hemácias, pela redução de hemácias no sangue. A anemia pode ser crônica ou aguda.