O que demonstra a experiência de Oersted?
O que demonstra a experiência de Oersted?
O experimento de Hans C. Oersted provou que cargas elétricas em movimento podem gerar campo magnético. Oersted reparou que a agulha da bússola apontava normalmente para o norte geográfico quando o circuito estava desligado, porém, era defletida quando a corrente elétrica fluía pelo fio. ...
O que gera o campo magnético de um átomo?
O movimento de cargas elétricas é o que dá origem aos fenômenos magnéticos. Como nunca se encontram parados, os átomos produzem seu próprio campo magnético. Além disso, as partículas elementares, como prótons, nêutrons e elétrons também possuem um campo magnético intrínseco, porém de origem diferente.
Qual a origem do campo magnético?
- As cargas elétricas, quando estão em movimento, criam um campo magnético no espaço próximo a elas. Com isso, foi observado pela primeira vez na história o surgimento de um campo magnético junto à passagem de uma corrente elétrica.
Por que a corrente elétrica cria um campo magnético?
- Isto é, Oersted provou que a corrente elétrica cria um campo magnético ao redor dela e é esse campo o responsável pelos movimentos da agulha magnética. As cargas elétricas, quando estão em movimento, criam um campo magnético no espaço próximo a elas.
Qual a relação entre eventos elétricos e magnéticos?
- Alguns elementos de cada um dos fenômenos marcavam, para o pensamento da época, a impossibilidade de uma relação direta entre eventos elétricos e magnéticos.
Quando a eletricidade e o magnetismo eram independentes?
- Até a primeira metade do século XIX os cientistas, de modo geral, acreditavam que a eletricidade e o magnetismo eram fenômenos sem relação alguma (havia o consenso de que eram independentes).