adplus-dvertising

Que ilumina a Lua?

Índice

Que ilumina a Lua?

Que ilumina a Lua?

Como a Lua não tem luz própria, só a vemos quando está iluminada pelo Sol. Conforme ela se move ao redor da Terra, vai ficando mais ou menos iluminada para nós. É o que chamamos de fases da Lua, explica a professora do departamento de Astronomia da UFRGS.

O que que é a Lua?

A lua é um satélite natural do planeta Terra. Ela é o único corpo celeste a receber seres humanos. A Lua é o satélite natural do planeta Terra, distanciados por aproximadamente 384.405 km.

Quando vai parar o efeito da Lua?

  • Daqui a bilhões de anos esse efeito vai parar – a Lua está se afastando da Terra a uma velocidade de 4 centímetros por ano. Sua influência por aqui diminui devagar e sempre. Aí, quando ela estiver longe o bastante, já vai ter feito os dias ficar 48 vezes mais longos que os de hoje.

Será que a Lua não existisse?

  • Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.

Como o nascimento da Lua mudou tudo?

  • Mas aí o nascimento da Lua mudou tudo. A gravidade dela começou a diminuir o ritmo da rotação. O fenômeno é difícil de visualizar, mas funciona assim: a força das marés cria um atrito entre a água do mar e o leito do oceano. Atrito gera calor (igual a quando você esfrega as mãos). Mas esse calor não vem do nada.

Por que a Lua deixa de existir na Terra?

  • Se por acaso a Lua deixasse de existir de uma hora para outra no Universo, a vida na Terra mudaria dramaticamente. O efeito imediato seria a baixa das marés oceânicas, pois a interferência do campo gravitacional da Lua é responsável por grande parte do movimento das águas marítimas.

Postagens relacionadas: