O que pode acontecer se uma pessoa recebe um tipo sanguíneo diferente do seu?
Índice
- O que pode acontecer se uma pessoa recebe um tipo sanguíneo diferente do seu?
- Por que o é doador universal?
- É possível o filho ter o tipo sanguíneo diferente dos pais?
- Porque certos tipos sanguíneos não são compatíveis?
- Qual o tipo de sangue que você pode receber?
- Por que esse tipo de sangue é raro?
- Como são classificados os tipos de sangue?
- Qual a pior coisa que pode acontecer quando você recebe sangue do tipo errado?
O que pode acontecer se uma pessoa recebe um tipo sanguíneo diferente do seu?
Quando o sangue errado entra no sistema circulatório do paciente, o pior cenário que pode acontecer é a reação hemolítica aguda: as hemácias (células sanguíneas responsáveis pelo transporte do oxigênio) do sangue que foi doado são destruídas.
Por que o é doador universal?
Por não ter os antígenos A ou B, o sangue O é doador universal, pois não causa reação em nenhum outro tipo de sangue. Também é perigoso não respeitar o fator Rh. O que acontece é que quem possui essa proteína chamada de fator Rh é positivo, quem não tem é negativo.
É possível o filho ter o tipo sanguíneo diferente dos pais?
Na verdade, todos os tipos de sangue são compatíveis para gerar filhos. A questão que pode causar maior preocupação é quando a mãe for Rh- (negativo) e o pai Rh+ (positivo). Nessa situação, o bebê pode herdar o fator Rh do pai, e por isso ao ter contato com o sangue da mãe, desencadear uma reação.
Porque certos tipos sanguíneos não são compatíveis?
A incompatibilidade sanguínea é resultado de uma reação imunológica entre as substâncias presentes na membrana plasmática das hemácias e as substâncias dissolvidas no plasma.
Qual o tipo de sangue que você pode receber?
- Assim, indivíduos com esse tipo de sangue podem receber dos tipos A e O, contudo, não recebem do tipo B e nem do tipo AB. Tipo B: O sangue do tipo B apresenta aglutinina (anticorpos) anti-A no plasma. Assim, indivíduos com esse tipo de sangue podem receber de B e O, porém, não podem receber sangue dos tipos A e AB.
Por que esse tipo de sangue é raro?
- Esse tipo é relativamente raro (só ganhando do AB), presente em 10% dos brasileiros. Ele contém o antígeno B nos glóbulos vermelhos e o anticorpo A (para atacar antígenos A) em seu plasma. Pessoas com o sangue tipo B podem doar com segurança para outras com o mesmo tipo, assim como para as com sangue AB.
Como são classificados os tipos de sangue?
- Hoje, os tipos são classificados de acordo com “a presença ou ausência de dois antígenos, A e B, na superfície dos glóbulos vermelhos”. Além disso, o sangue também é descrito como positivo ou negativo, de acordo com a presença ou ausência do fator Rh.
Qual a pior coisa que pode acontecer quando você recebe sangue do tipo errado?
- Aliás, a pior coisa que pode acontecer quando uma pessoa recebe sangue do tipo errado é o que os médicos chamam de reação hemolítica aguda, que consiste na destruição das hemácias (células do sangue que fazem o transporte de oxigênio pelo corpo).