O que acontece se não pagar as custas finais do processo?
O que acontece se não pagar as custas finais do processo?
Caso não pague, vai ser protestado. Com o protesto, caso novamente não pague, vai ser inscrita a dívida ativa e executada”, esclareceu a juíza Maria Valéria Lins Calheiros, coordenadora de arrecadação e fiscalização do Funjuris, atualmente presidido pelo juiz Jamil Amil de Albuquerque.
O que é pagar as custas do processo?
As custas judiciais ou processuais correspondem genericamente ao preço da prestação do serviço público de justiça nos tribunais, ou seja, em cada processo judicial. ... Só impõe que o preço a pagar não seja tão elevado, que dificulte consideravelmente esse acesso.
Quando deve ser efetivado o pagamento de custas?
- Havendo condenação ao pagamento de custas, o pagamento voluntário deverá ser efetivado dentro de quinze dias, contados do trânsito em julgado da sentença e, em até trinta dias, nas ações e nos incidentes processuais, contados da distribuição ou do indeferimento do pedido de isenção ou de diferimento (art. 14 da Lei nº 3.779/09).
Como fazer o cálculo das custas finais?
- O cálculo das custas finais será realizado de acordo com as determinações da sentença ou do acórdão, após o trânsito em julgado. INFORMAÇÃO! Para a elaboração do cálculo das custas finais é imprescindível o lançamento de movimentação que permita o envio do processo ao fluxo do GECOF.
Quem paga as custas no final do Processo Penal?
- O pagamento das custas no final do processo, em regra, cabe a quem ficou vencido, na proporção em que o for. No processo penal, o arguido só tem responsabilidade pelas custas quando é condenado.
Qual a movimentação para o cálculo das custas finais?
- Para a elaboração do cálculo das custas finais é imprescindível o lançamento de movimentação que permita o envio do processo ao fluxo do GECOF. a) movimentação "848 – Trânsito em Julgado": quando houver sentença com movimentação de trânsito em julgado nos autos; ou