Como deve ser feita a dispensação de medicamentos controlados?
Índice
- Como deve ser feita a dispensação de medicamentos controlados?
- O que as farmácias devem assegurar para executar e manter a qualidade das preparações magistrais e oficinais que manipula?
- É vedada a administração de medicamentos de uso exclusivo hospitalar?
- O que deve conter em uma receita para aviamento em farmácias e drogarias de acordo com as recomendações exigidas por lei?
- Quais são os medicamentos da lista C5?
- Será que o farmacêutico deve dispensar a quantidade prescrita?
- Como o farmacêutico deve reter a segunda via da receita?
- Como deve ser a dispensação de antibióticos para tratamento prolongado?

Como deve ser feita a dispensação de medicamentos controlados?
Conforme o artigo 37 da Resolução CFF nº 357/2001: Art. 37 - A dispensação das substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, deverá ser feita exclusivamente por farmacêutico, sendo vedado delegar a responsabilidade sobre a chave dos armá- rios a outros funcionários da farmácia que não sejam farmacêuticos.
O que as farmácias devem assegurar para executar e manter a qualidade das preparações magistrais e oficinais que manipula?
A farmácia deve assegurar a qualidade físico-química e microbiológica (quando aplicável) de todos os produtos reembalados, reconstituídos, diluídos, adicionados, misturados ou de alguma maneira manuseados antes da sua dispensação. 2.3.
É vedada a administração de medicamentos de uso exclusivo hospitalar?
Parágrafo único - É vedada a administração de medicamentos de uso exclusivo hospitalar. Art. 75º - Os medicamentos para os quais é exigida a prescrição médica devem ser administrados mediante apresentação de receita e após sua avaliação pelo farmacêutico.
O que deve conter em uma receita para aviamento em farmácias e drogarias de acordo com as recomendações exigidas por lei?
Dispensação O farmacêutico deve dar orientação aos pacientes/clientes, objetivando o uso cor- reto e racional dos produtos. Todas as receitas aviadas devem ser carimbadas pela farmácia, com a identificação do estabelecimento, a data da dispensação e o número de registro da manipulação, de forma a comprovar o aviamento.
Quais são os medicamentos da lista C5?
A classificação dos princípios ativos segundo a portaria 344/98 desta lista são:
- ANDROSTANOLONA.
- BOLASTERONA.
- BOLDENONA.
- CLOROXOMESTERONA.
- CLOSTEBOL.
- DEIDROCLORMETILTESTOSTERONA.
- DROSTANOLONA.
- ESTANOLONA.
Será que o farmacêutico deve dispensar a quantidade prescrita?
- Desta maneira, sempre que possível o farmacêutico deve dispensar a quantidade exatamente prescrita para o tratamento, podendo para tanto, utilizar-se de apresentação comercial fracionável, conforme a RDC nº 80/2006 (medicamentos fracionados). 2
Como o farmacêutico deve reter a segunda via da receita?
- Caso todas as compras sejam realizadas no mesmo estabelecimento, o farmacêutico deve reter a segunda via da receita no primeiro atendimento e atestar cada dispensação mensal na parte da frente (anverso) de ambas as vias. 3
Como deve ser a dispensação de antibióticos para tratamento prolongado?
- 6 –Como deve ser o procedimento para dispensação de antibióticos para tratamento prolongado? De acordo com o art. 8º da RDC nº 20/11, em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.