adplus-dvertising

Não é incômodo algum ou nenhum?

Índice

Não é incômodo algum ou nenhum?

Não é incômodo algum ou nenhum?

Pode-se empregar algum com o sentido de nenhum, quando, em orações negativas, algum vier depois dum substantivo. Tanto é correcto, pois, dizermos «não tenho livro nenhum», como «não tenho livro algum». É erro grave empregar-se qualquer com significado de nenhum, porque qualquer não tem sentido negativo nem exclusivo.

Como usar nenhum ou algum?

O pronome algum designa indivíduo, lugar ou coisa desconhecida ou indeterminada; o pronome nenhum é usado para excluir qualquer dos indivíduos da espécie referida pelo substantivo ou pronome a que está ligado.

Como se escreve nenhum problema?

nenhum problema (sem qualquer problema)

Quando se usa algum?

O pronome indefinido algum apenas assume um sentido negativo quando posposto ao substantivo. Estando anteposto ao substantivo assume um sentido afirmativo. Sentido negativo: Motivo algum foi apresentado para a desistência da candidatura.

Quando empregamos a forma nenhum de exemplo?

Já a formanenhum” trata-se de um pronome indefinido variável, que admite a flexão de gênero e número. “Nenhum” é a forma negativa de “algum”, do mesmo jeito que “ninguém” é a forma negativa de “alguém”. Exemplos: – Nenhum carro resistiu à enchente de domingo.

O que significa ficar incomodado?

Significado de Incomodado adjetivo Importunado por algo ou por alguém; irritado. Repleto de irritação, de descontentamento e mau-humor; aborrecido. Que se incomodou ou sente algum tipo de incômodo, desconforto.

Qual a diferença entre incômodo e incomodo?

  • As duas formas – incômodo e incomodo – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações . Incômodo ou incómodo , acentuado, é um adjetivo que significa que não tem comodidade; que incomoda; ou um substantivo que significa aquilo que importuna, transtorno, perturbação.

Será que ele não tem nenhuma razão?

  • Assim, será que ao escrever «Ele NÃO tem NENHUMA razão» não estaremos a dizer que ele tem ALGUMA razão (se não tem "nenhuma" é porque tem "alguma")? Sei que os puristas são contra este uso de "qualquer", mas a língua evolui, ou não?

Por que não tenho nenhum livro?

  • Tanto é correcto, pois, dizermos «não tenho livro nenhum », como «não tenho livro algum ». É erro grave empregar-se qualquer com significado de nenhum, porque qualquer não tem sentido negativo nem exclusivo. Não se diga, pois, «não tenho qualquer livro», mas sim «não tenho nenhum livro». Neste caso, qualquer livro é construção inglesa.

Postagens relacionadas: