adplus-dvertising

Qual dessas funções não pode ser atribuída ao retículo endoplasmático?

Índice

Qual dessas funções não pode ser atribuída ao retículo endoplasmático?

Qual dessas funções não pode ser atribuída ao retículo endoplasmático?

A digestão intracelular, que é realizada pelos lisossomos, é uma função que não pode ser atribuída ao retículo endoplasmático.

Como ocorre a síntese de lipídios no retículo endoplasmático liso?

No interior dos canais membranosos do retículo endoplasmático liso, há muitas enzimas que desenvolvem diversas reações químicas no metabolismo celular desencadeando a síntese de vários tipos de lipídios como os fosfolipídios, o colesterol e os seus derivados.

O que não é função do retículo endoplasmático liso?

O retículo endoplasmático é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes. O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios.

Qual é a diferença do retículo endoplasmático liso e rugoso?

Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa. ... Devido à presença dos ribossomos, o retículo endoplasmático rugoso também possui um papel importante na síntese de proteínas.

Qual é a principal função do ribossomo?

A função principal dos ribossomos é produzir proteína nas células, ou seja, fazer a síntese proteica. A produção das proteínas acontece com a ação conjunta de ribossomos, enzimas, DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico).

São funções atribuídas ao complexo de Golgi?

Funções. As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. Quando eliminadas por essa estrutura, as substâncias vão para outras partes do corpo.

Qual a morfologia do retículo endoplasmático liso?

O retículo endoplasmático liso, podendo também ser denominado de agranular, se estende a partir do anteriormente citado e se dispõe de uma maneira mais cilíndrica, tomando a forma de tubos. Ele não possui ribossomos em sua membrana, o que dá a aparência de ser liso.

Qual a classificação do retículo endoplasmático?

  • O retículo endoplasmático pode ser rugoso ou liso, sendo essa classificação relacionada com a presença ou ausência de ribossomos aderidos à membrana da organela. Vale salientar, no entanto, que ambas as regiões estão conectadas, sendo suas membranas contínuas.

Qual a função do retículo endoplasmático não-granuloso?

  • O retículo endoplasmático não-granuloso é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, e, portanto, de superfície lisa. O retículo endoplasmático atua como uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula. Uma importante função de retículo endoplasmático não-granuloso é a produção de ...

Quais são os retículos da célula?

  • O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. Os retículos são estruturas membranosas compostas de sacos achatados e localizados no citosol da célula.

Quais são os tipos de retículos?

  • Essas estruturas membranosas formam uma complexa rede de canais interligados, conhecida pelo nome de retículo endoplasmático. Pode-se distinguir dois tipos de retículo: rugoso (ou granular) e liso (ou agranular).

Postagens relacionadas: