Por que a cantiga de amigo e gênero autóctone?
Índice
- Por que a cantiga de amigo e gênero autóctone?
- Quais as principais características da cantiga de amigo?
- Como as mulheres aparecem nas cantigas de amigo?
- Como era a cantigas de amigo?
- Qual é o assunto principal nas cantigas de amigo?
- Quais são as principais características da cantiga?
- Quais são as características das cantigas de amor e de amigo?
- Como a mulher era descrita nessas cantigas de amor?
- Quem é o eu lírico na cantiga de amigo?
- Quais são as cantigas de amigo?
- Qual a origem das Cantigas Portuguesas?
- Qual a classificação das Cantigas de escárnio?
- Quais são as cantigas lírico-amorosas?
Por que a cantiga de amigo e gênero autóctone?
As cantigas de amigo procedem de uma reelaboração culta da lírica popular anterior nobre. ... São, portanto, de origem autóctone plural, a partir do contacto da lírica pré-trovadoresca popular, já reelaborada nas cortes, com a lírica cortesã occitana (a cançó).
Quais as principais características da cantiga de amigo?
Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). ... Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.
Como as mulheres aparecem nas cantigas de amigo?
A figura feminina ocupa um espaço central nas cantigas de amigo, quer como elemento de enunciação, quer como personagem principal ou foco de interesse à volta do qual se constroem as composições. Como é sabido, de meras humanas a heroínas ou deusas, as mulheres povoam a literatura desde os seus primórdios.
Como era a cantigas de amigo?
Cantigas de Amigo. As cantigas de amigo originam-se do sentimento popular e na própria Península Ibérica. Nelas, o eu poético é feminino, no entanto, seus autores são homens. Essa é a principal característica que as diferencia das cantigas de amor, onde o eu lírico é masculino.
Qual é o assunto principal nas cantigas de amigo?
Nas cantigas de amigo a mulher fala da ausência do seu amado. Mesmo a voz do eu lírico sendo feminina, são os trovadores que escrevem essas cantigas. Os autores falam sobre os pensamentos femininos, passando exatamente o sentimento das mulheres.
Quais são as principais características da cantiga?
Essa cantiga tem sua origem popular, são marcadas pela literatura oral, ou seja, paralelismo, refrão, reiterações e estribilho, onde isso são recursospróprios do texto que servem para serem cantados e que propiciam facilitação de memorização. Nas cantidas populares, ainda são usasos esses recursos.
Quais são as características das cantigas de amor e de amigo?
Nas cantigas de amor, o eu lírico (a voz da poesia) é masculino e o tema mais explorado é o sofrimento amoroso. Já na cantiga de amigo, o eu lírico é feminino e o tema mais frequente é a saudade e o lamento amoroso da dama que sofre com a ausência do amado.
Como a mulher era descrita nessas cantigas de amor?
Nas cantigas de amor, oriun- das da poesia provençal, a mulher era idealizada, colocada numa posição de dama inatingível. ... Em virtude do cumprimento da relação de vassalagem amorosa, ocasionada pelo Amor Cortês desenvolvido naquela época, evitava-se, ao máximo, a menção a características físicas da mulher.
Quem é o eu lírico na cantiga de amigo?
As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.
Quais são as cantigas de amigo?
- Segundo estudos e pesquisas na internet, podemos entender que as cantigas de amigo são de origem galego-portuguesa e interligam-se, como já mencionei anteriormente, ao contexto histórico e cultural da época, pois, muitos dos temas mencionados nas cantigas referem-se às romarias, as lutas pelas reconquistas, à vida doméstica.
Qual a origem das Cantigas Portuguesas?
- Cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer. A primeira época lírica portuguesa é chamada de Trovadorismo e as composições dos trovadores são conhecidas como cantigas. A poesia dos cancioneiros pode dividir-se em lírica e satírica.
Qual a classificação das Cantigas de escárnio?
- Essas cantigas são classificadas como cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. A Cantiga de escárnio é a sátira indireta, sutil, irônica, sarcástica, evitando-se citar o nome da pessoa-alvo da zombaria. Veja o exemplo. De um certo cavaleiro sei eu, por caridade, que nos ajudaria a matar tal saudade.
Quais são as cantigas lírico-amorosas?
- As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.