adplus-dvertising

Como calcular o fluxo sanguíneo renal?

Índice

Como calcular o fluxo sanguíneo renal?

Como calcular o fluxo sanguíneo renal?

Cálculo do Fluxo Plasmático Renal: o caso especial do Clearance do PAH

  1. FPR = Fluxo plasmático renal (volume/tempo)
  2. [PAH]plasma = Concentração de PAH no plasma (massa/volume)
  3. [PAH]urina = Concentração de PAH na urina(massa/volume)
  4. Fu = Fluxo urinário (volume/tempo)
  5. ClPAH = Clearance renal de PAH (volume/tempo)

O que é fluxo sanguíneo renal?

O fluxo sanguíneo renal é determinado, em partes, pelas pressões hidrostáticas nos vasos sanguíneos renais e com sua resistência vascular. Sem dúvidas, a maior parte da resistência vascular renal está distribuída principalmente em três leitos: nas artérias interlobulares, arteríolas aferentes e arteríolas eferentes.

O que é fluxo plasmático renal?

A Determinação do Fluxo Plasmático Renal é um exame que faz parte da Medicina Nuclear e que busca estudar o funcionamento dos rins, mais especificamente do plasma sanguíneo que circula no interior dos rins do paciente para permitir um estudo do funcionamento do órgão.

Qual o papel da reabsorção?

  • Esse processo não é seletivo, passando todas as moléculas e substâncias pequenas e ficando retidas as macromoléculas. Reabsorção. O papel da reabsorção é de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação. Esse processo acontece, principalmente, no túbulo proximal do ...

Como a substância deve ser reabsorvida?

  • Para que uma substância seja reabsorvida, ela deve primeiro ser transportada através das membranas epiteliais tubulares (ou das junções oclusivas) do lúmen tubular para o líquido intersticial renal e, após, através das membranas dos capilares peritubulares, entrar na corrente sanguínea.

Quais substâncias são reabsorvidas pelos túbulos?

  • Algumas substâncias, como glicose e aminoácidos, são quase que completamente reabsorvidas pelos túbulos, de forma que a intensidade da sua excreção urinária é, em termos práticos, zero.

Como se dá a reabsorção do lúmen tubular?

  • A reabsorção se dá, então, do lúmen tubular para o capilar sanguíneo, através da célula tubular (transcelular) ou das junções oclusivas (tight junctions) entre duas células tubulares (paracelular).

Postagens relacionadas: