O que fala o poema O Uraguai?
Índice
- O que fala o poema O Uraguai?
- O que é cacambo?
- Porque Lindóia se suicidou?
- Como Lindóia morreu?
- Qual é o tema da epopeia brasileira O Uraguai?
- Quem matou Lindóia e como?
- Quem foi cacambo e como ele morreu?
- Como cacambo morreu?
- O que é modelo camoniano?
- São personagens de O Uraguai?
- Quais são os livros de Basílio da Gama?
- Qual foi o nome de Basílio da Gama?
- Quais são os principais poemas épicos?
- Por que esse poema é um marco na literatura brasileira?
O que fala o poema O Uraguai?
O poema narra o que foi a luta pela posse da terra, travada em princípios de 1757, exaltando os feitos do General Gomes Freire de Andrade. Basílio da Gama dedica o poema ao irmão do Marquês de Pombal e combate os jesuítas abertamente.
O que é cacambo?
Cacambo era cacique e havia se casado com Lindoia, também de origem nobre. O padre Balda, entretanto, impediu que o cacique permanecesse com a esposa, visto que queria que seu "afilhado" Baldetta assumisse o posto de mando pertencente ao índio generoso.
Porque Lindóia se suicidou?
Os portugueses, então, permitem que ele retorne a sua aldeia para alertar seus companheiros contra os perigos dos jesuítas. De volta, o valente guerreiro é envenenado por Balda e Lindóia, vendo-se forçada a casar com Baldeta, comete suicídio, deixando-se picar por uma cobra venenosa.
Como Lindóia morreu?
Também lhe é revelada a morte de Cacambo, o que causa profunda comoção. Lindóia suicida-se com uma picada de serpente e é encontrada pelo irmão Caitutu. O indígena retorna para junto dos seus e comunica o fato a Balda e os outros. Acusando a velha Tanajura de assassina, tencionam matá-la.
Qual é o tema da epopeia brasileira O Uraguai?
Mais de perto Descobrem que se enrola no seu corpo Verde serpente, e lhe passeia, e cinge Pescoço e braços, e lhe lambe o seio. [...]”. (GAMA, 1759). Essa epopeia brasileira nos apresenta o tema do índio, ressaltando seu ambiente natural e seus sentimentos.
Quem matou Lindóia e como?
Balda conspira contra o chefe indígena Cacambo, esposo de Lindoia, matando-o de forma traiçoeira, para assim casar seu 'suposto filho', Baldeta, com a índia e ter o comando.
Quem foi cacambo e como ele morreu?
Utilizando a Guerra Guaranítica como tema histórico, Basílio da Gama coloca a culpa do massacre indígena nos jesuítas. Em seu retorno, o povoado mostra-se alegre e ele começa a tentar desmascarar os jesuítas. Porém, Balda mata Cacambo por envenenamento.
Como cacambo morreu?
Em seu retorno, o povoado mostra-se alegre e ele começa a tentar desmascarar os jesuítas. Porém, Balda mata Cacambo por envenenamento.
O que é modelo camoniano?
O épico Camoniano é caracterizado como uma época extremamente marcante na literatura de Portugal. ... Foi nessa época que muitos autores se dedicaram para esse nacionalista exacerbado, com o intuito de retratar de forma real, e totalmente expressiva, os principais feitos que demarcavam essa época do povo português.
São personagens de O Uraguai?
As principais personagens de "O Uraguai" são: o padre Balda, o vilão, jesuíta devidamente caricaturado, que tem um filho, Baldeta; a heroína Lindoia; o português Gomes Freire de Andrade e os indígenas Sepé, Cacambo e Tatu-Guaçu.
Quais são os livros de Basílio da Gama?
- Resumos de Livros O Uraguai. Em 1769, Basílio da Gama publicou sua obra-prima, O Uraguai, em que critica os jesuítas e defende a política pombalina. O assunto histórico é a expedição luso-espanhola, chefiada por Gomes Freire de Andrade, contra as missões jesuíticas no Rio Grande do Sul, ...
Qual foi o nome de Basílio da Gama?
- Devido ao tema do índio, durante todo o Romantismo, o nome de Basílio da Gama foi talvez o mais freqüente, quando se tratava de apontar precursores da literatura nacional.
Quais são os principais poemas épicos?
- Em "O Uraguai", um dos principais poemas épicos do Em "O Uraguai", um dos principais poemas épicos do PUBLICIDADE BATE-PAPO UOL MEU NEGÓCIO Cursos Pagseguro PagBank Educação sac Produtos Conteúdo Exclusivo Universinho
Por que esse poema é um marco na literatura brasileira?
- Esse poema é também um marco na literatura brasileira representando uma quebra com o modelo clássico do poema épico. O Uraguai é composto por apenas cinco cantos (ao invés dos dez cantos de Os Lusíadas) e apresenta 1377 versos brancos (sem rima) e nenhuma estrofação.