adplus-dvertising

O que consiste o classicismo e seu projeto literário?

Índice

O que consiste o classicismo e seu projeto literário?

O que consiste o classicismo e seu projeto literário?

A principal característica do Classicismo está na busca pela imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Passando para o projeto literário classicista, também conhecida como renascentista, seu principal traço foi a perfeição estética, além do reencontro com a mitologia pagã (tradições religiosas politeístas).

Em que consiste o classicismo?

Classicismo: é a face literária do Renascimento, movimento de renovação científica, artística e cultural que marca o fim da Idade Média e o nascimento da Idade Moderna na Europa. O Renascimento é fruto do crescimento gradativo da burguesia comercial e das atividades econômicas entre as cidades europeias.

O que o humanismo representou na literatura?

O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.

Quais são as características principais do Classicismo?

O Classicismo foi um movimento que fez parte do Renascimento, período no qual aconteceu a retomada das técnicas artísticas da Antiguidade. Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção.

Quais eram as características predominantes no Classicismo?

A principal característica do Classicismo está na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Assim, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento.

Quais são as principais características do humanismo?

O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.

Qual a importância do Humanismo para a literatura?

- Retomada do modelo clássico das culturas da Antiguidade; - Busca da beleza e da perfeição; - Valorização do corpo humano e das emoções. O período humanista possuía produções literárias que mesclavam características medievais e modernas.

Por que o Humanismo é importante para a literatura?

Valorização do homem: inspirado nos modelos clássicos greco-romanos, houve a valorização do corpo humano e das emoções do homem. Assim, as artes humanistas focavam nos detalhes que revelassem as expressões e desejos.

Quais são as características do classicismo?

  • Características do Classicismo. Humanismo – valorização do homem que é colocado no centro do pensamento filosófico (antropocentrismo); Racionalismo– a capacidade de raciocinar é bastante valorizada; Racionalização – reflexão sobre mundo e sobre lugar do homem no mundo;

Quando começou a escrita do classicismo em Portugal?

  • Ela foi escrita em 10 cantos e está composta de 8816 versos decassílabos em oitava rima distribuídos em 1120 estrofes. O Classicismo em Portugal permaneceu até 1580. Esse é o ano da morte de Camões e também da União das Coroas Ibéricas, aliança estabelecida até 1640 entre Espanha e Portugal.

Qual a origem do clássico na literatura?

  • No campo da literatura, Classicismo é o nome dado aos estilos literários que vigoravam no século XVI, na época do Renascimento. Por isso, a produção desse período também é chamada de Literatura Renascentista. Na idade Média, período que durou dez séculos (V ao XV), o principal atributo da sociedade era a religião.

Qual o maior destaque da literatura classicista em Portugal?

  • Luís de Camões (1524-1580) foi o maior destaque da literatura classicista em Portugal Sua grande obra " Os Lusíadas ” (1572), é uma epopeia classicista onde ele narra a viagem de Vasco da Gama às Índias. Ela foi escrita em 10 cantos e está composta de 8816 versos decassílabos em oitava rima distribuídos em 1120 estrofes.

Postagens relacionadas: