adplus-dvertising

Como colocar selante nos dentes?

Índice

Como colocar selante nos dentes?

Como colocar selante nos dentes?

Não há muito mistério em sua aplicação. Para começar, o especialista explica que o dentista deve realizar a profilaxia na região dos sulcos para, posteriormente, aplicar o ácido que vai correr microscopicamente a superfície do esmalte na área dos sulcos, permitindo que o selante penetre-os, vedando-os.

Quanto tempo dura o selante nos dentes?

A durabilidade do selante pode variar muito de um paciente para outro. Devido ao fato dos selantes serem compostos por um material resinoso, com o tempo ocorre o desgaste da sua superfície, expondo novamente os sulcos e fissuras dos dentes. Os selantes podem durar até um ano ou mais.

O que é fazer selante nos dentes?

O selante dentário é um revestimento fino de resina aplicado às superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares. Esses selantes são geralmente brancos ou transparentes e não são visíveis durante atividades como a conversação.

Como usar selante de Fossulas e fissuras?

Seque bem antes da aplicação do selante. A aplicação do material selante requer que as fóssulas e fissuras sejam preenchidas e o material colocado aproximadamente na metade do plano inclinado da crista da cúspide (Figura 22). Quaisquer bolhas devem ser quebradas antes da polimerização para evitar um defeito.

Como o selante pode ser utilizado?

Em geral, os selantes dentários são aplicadosnas superfícies de mastigação desses dentes porque normalmente esses dentes apresentam sulcos mais profundos. Às vezes, os selantes dentários também são usados em outros dentes permanentes que possuírem sulcos profundos , para ajudar a proteger essas superfícies.

O que é selante de Cicatrículas e fissuras?

O selante de cicatrículas e fissuras, quando aplicado na superfície oclusal do dente, forma uma barreira física (obstrução mecânica) entre a superfície dentária exposta e o meio bucal, impedindo a deposição de substrato cariogênico e a consequente colonização bacteriana (CATÃO; RODRIGUES; SILVA, 2012).

Quando selar um dente?

A quantidade de dentes que poderá receber o procedimento depende da avaliação do dentista, que leva em consideração principalmente o risco de cárie. A Associação Dentária Americana (ADA) recomenda a selagem dos dentes primários de mordida, que são os molares, aos 6 e 12 anos.

O que é um selante oclusal?

O que são selantes dentários? Selantes dentários são usualmente colocados na superfície de mastigação (oclusal) dos dentes permanentes posteriores – molares e pré-molares – para ajudar a protegê-los contra a cárie.

Qual é a finalidade do selante?

Selantes são resinas fluidas capazes de entrar na cavidade dos dentes, penetrando nos micróporos do esmalte dentário… O selante tem a finalidade de isolar fisicamente a superfície dos dentes do fundo (molares e pré-molares) do meio bucal, preservando a saúde bucal.

Quando deve ser usado o selante de Cicatriculas e fissuras?

Os selantes de cicatrículas e fissuras são um dos tratamentos preventivos mais eficazes, sendo considerados como uma contribuição para a saúde pública. São colocados em zonas que ainda não foram afetadas, mas em risco, devido à retenção de alimentos e biofilme dentário (CATÃO; RODRIGUES; SILVA, 2012).

Como colocar o selante dentário?

  • A colocação do selante dentário geralmente é indolor e não exige uso de broca ou medicamentos anestésicos. Primeiro, o dentista fará a limpeza da superfície do dente para remover placa e resíduos de alimentos com uma pasta profilática profissional e uma taça de borracha rotatória.

Qual a técnica de aplicação de selantes?

  • A técnica de aplicação de selantes é simples e direta, contudo é extremamente sensível à manipulação do material e à contaminação salivar. A literatura relata que uma perda de adesão de até 100% pode ocorrer com uma contaminação salivar não mais duradora que 60 segundos.

Qual a finalidade do selante?

  • O selante tem a finalidade de isolar fisicamente a superfície oclusal de molares e pré-molares do meio bucal, preservando a saúde dentária numa das superfícies mais expostas.

Por que devem ser avaliados os selantes?

  • Os selantes devem ser avaliados regularmente, em especial pro que a sua taxa de re-aplicação é maior nos primeiros seis meses e porque os sulcos vestibular e lingual apresentam uma maior taxa de perda. O normal é recomendar uma verificação semestral dos selantes, especialmente daqueles aplicados com os dentes em erupção.

Postagens relacionadas: