adplus-dvertising

Quando foi criado o EJA no Brasil?

Índice

Quando foi criado o EJA no Brasil?

Quando foi criado o EJA no Brasil?

24 de abril de 2007 O programa foi criado por um Decreto nº 6093 de 24 de abril de 2007, e seu objetivo era a universalização da alfabetização de Jovens e Adultos, a partir dos 15 anos ou mais e foi realmente uma conquista porque ele passou a financiar a Educação de Jovens e Adultos que a vinha sendo sempre precária, por parte do governo.

Onde surgiu o EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se faz notável no Brasil desde a época de sua colonização com os Jesuítas que se dedicavam a alfabetizar (catequizar) tanto crianças indígenas como índios adultos em uma intensa ação cultural e educacional, a fim de propagar a fé católica juntamente com o trabalho educativo.

Qual o papel da EJA no Brasil?

O EJA é uma modalidade de ensino criada pelo governo federal pela Lei de Diretrizes Básicas e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). Ela tem o intuito de dar acesso à educação para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio.

Quem são os alunos do EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino em etapas, compreendendo o ensino fundamental e médio da rede escolar que atende jovens e adultos que não concluíram ou frequentaram o ensino regular em idade apropriada.

Quais as formas de funcionamento do ensino da EJA?

A EJA é ofertada tanto no ensino presencial, como à distância (EAD), com o objetivo principal de democratizar o ensino da rede pública no Brasil. Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo. Hoje, é o programa é dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio.

O que significa a palavra EJA?

EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada. A EJA é popularmente conhecida como supletivo.

Qual a história da EJA no Brasil?

  • Este trabalho não pretende descrever todo o momento histórico e sim mostrar, a partir do período colonial, alguns fatos que marcaram a história da EJA no Brasil.

Como foi criado o sistema EJA?

  • Pensando nisso, é que foi criado o sistema EJA (Educação de jovens e adultos) sobre o qual iremos falar hoje, acompanhe conosco! A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país.

Quem pode fazer o EJA?

  • Quem pode fazer o EJA? Jovens a partir de 15 anos podem se matricular no EJA Ensino Fundamental. No EJA Ensino Médio, é preciso ter, no mínimo, 18 anos. Os procedimentos para matrícula podem depender de cada estado ou município, a partir do momento em que o EJA tem abrangência nacional.

Quais são as etapas do EJA?

  • Dessa forma, os estudantes do EJA têm acesso as mesmas disciplinas estudadas na escola regular. Os cursos EJA são inseridos em etapas ou fases, que facilitam a organização da modalidade. É comum ocorrer variações na definição das etapas do EJA. No entanto, de modo geral, a Educação para Jovens e Adultos possui duas etapas.

Postagens relacionadas: