Em qual osso está localizado a Tuberosidade do olécrano?
Índice
- Em qual osso está localizado a Tuberosidade do olécrano?
- Onde se encontra o olécrano?
- Em quais regiões estão localizados o úmero rádio e ulna?
- Onde se localiza o Epicondilo?
- Como ocorre a fratura do olécrano?
- Onde se localiza anatomicamente a clavícula?
- Qual a conexão entre os dois ossos?
- Por que a fratura ocorre no osso?
- Como pode ser fornecido o preenchimento ósseo?
- Quais são as articulações do osso úmero?

Em qual osso está localizado a Tuberosidade do olécrano?
Olécrano (onde o tríceps insere, vulgo "cotovelo"); Incisura troclear; Processo coronóide; Incisura radial (lateral ao processo coronóide, onde a cabeça do rádio articula-se);...Ulna.
Cúbito | |
---|---|
Membro superior | |
O cúbito é o nº2 | |
Recursos externos | |
Gray's | subject #52 214 |
Onde se encontra o olécrano?
O olécrano faz parte da ulna, um dos três ossos que compõe a articulação do cotovelo.
Em quais regiões estão localizados o úmero rádio e ulna?
O úmero é um osso longo e o maior do membro superior que se localiza no braço articulando com a escápula, o rádio e com a ulna através das articulações do ombro e do cotovelo, apresentando em sua anatomia duas epífises proximal e distal e uma diáfise constituídas por dezesseis acidentes anatômico.
Onde se localiza o Epicondilo?
O epicôndilo lateral do úmero é uma proeminência situada na extremidade distal do úmero. Dá inserção ao ligamento colateral radial e aos músculos extensores superficiais do antebraço, que são o extensor radial curto do carpo, extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo, extensor ulnar do carpo, e para o supinador.
Como ocorre a fratura do olécrano?
As fraturas do olécrano são comuns e representam cerca de 10% das fraturas do cotovelo do adulto. Podem ser causadas por um trauma direto (+ comuns) ou por um trauma indireto (queda sobre a mão espalmada). Ao exame físico é possível sentir estalidos com a movimentação e algumas vezes palpar um “gap”.
Onde se localiza anatomicamente a clavícula?
É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula.
Qual a conexão entre os dois ossos?
- É composta pela conexão dos dois ossos por meio da tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, interligadas por ligamentos. Essa articulação, por sua vez, é originada pela conexão do capítulo do úmero com a cabeça do osso rádio através de ligamentos.
Por que a fratura ocorre no osso?
- Se a fratura ocorre no corpo do osso, o tratamento pode ser executado de duas maneiras. Se a trica for “limpa”, ou seja, sem o surgimento de pontas ou grandes alterações de deslocamento, uma imobilização costuma ser o suficiente.
Como pode ser fornecido o preenchimento ósseo?
- Preenchimento ósseo pode ser fornecido pelo osso do próprio paciente (geralmente retirados da pelve) ou de osso de um banco de ossos (a partir de um doador), ou um material artificial que contenham cálcio. Há risco de Infecção com a cirurgia para osteossíntese?
Quais são as articulações do osso úmero?
- Articulações do osso úmero. As articulações do úmero consistem em conexões com o ombro (através de sua epífise proximal) e o antebraço (através da epífise distal). Dito isso, podemos classifica-las respectivamente em: Articulação escápulo umeral; Articulação úmeroulnar; Articulação úmeroradial.