adplus-dvertising

Quando o clampeamento do cordão umbilical não é indicado?

Índice

Quando o clampeamento do cordão umbilical não é indicado?

Quando o clampeamento do cordão umbilical não é indicado?

Dados os benefícios para a maioria dos recém-nascidos e concordante com outras organizações profissionais, o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas agora recomenda um atraso no clampeamento do cordão umbilical em bebês a termo e prematuros vigorosos durante pelo menos 30-60 segundos após o nascimento.

O que é clampeamento oportuno?

O clampeamento oportuno do cordão umbilical se refere à prática de pinçar o cordão umbilical aproximadamente um a três minutos após o nascimento ou após a suspensão da pulsação do cordão umbilical.

Quando o cordão parar de pulsar?

A Academia Americana de Pediatria, assim como a ACOG, também recomenda esperar pelo menos 30 a 60 segundos antes de cortar o cordão umbilical, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda esperar pelo menos 60 segundos e o American College of Nurse-Midwives recomenda uma espera ainda maior (de 2 a 5 minutos).

Porque esperar o cordão umbilical parar de pulsar antes de cortar?

O corte precoce do cordão aumenta o risco de o bebê ter anemia. Além disto, o clampeamento tardio do cordão, diminui o risco de hemorragia intraventricular, enterocolite necrosante, sepse infantil e transfusão de sangue.

Quando ocorre o clampeamento do cordão umbilical?

  • Contudo, estudos demonstram que a maior parte da transferência de sangue do cordão umbilical para o bebê acontece durante os primeiros 60 segundos. Na comunidade médica os profissionais consideram clampeamento tardio quando este é realizado mais de 30 segundos após o nascimento do bebê.

Como limpar o coto umbilical do bebê?

  • Antes de iniciar a limpeza do coto umbilical do bebê, é fundamental que as mãos sejam lavadas com água e sabão. Essa prática evita a contaminação da região, que é uma grande porta de entrada para micro-organismos. Para limpar o coto umbilical, é importante utilizar hastes flexíveis e álcool 70%.

Como fazer a higienização do coto umbilical?

  • A higienização do coto umbilical deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, utilizando-se álcool a 70%. Se houver excessiva secreção ou sangramento, o curativo deve ser feito sempre que a fralda for trocada.

Qual a influência do cordão umbilical sobre a saúde dos bebês?

  • Portanto, mesmo uma influência mínima do tempo ou modo do clampeamento do cordão umbilical sobre a saúde dos bebês se torna importante devido ao seu impacto potencial enorme.

Postagens relacionadas: