Que tipo de ácido nucleico conduz os aminoácidos até o local de síntese proteica?
Índice
- Que tipo de ácido nucleico conduz os aminoácidos até o local de síntese proteica?
- Quais as condições para que a enzima Peptidiltransferase realize a ligação peptídica durante a síntese proteica?
- Onde ocorre a tradução nos eucariotos e Procariotos?
- Onde ocorre a tradução?
- Qual a ligação do aminoácido com o RNAt?
- Como ocorre a ligação entre o RNA e o sítio P?
- Qual o papel do RNA e a síntese de proteínas?
- Qual a etapa de ativação do aminoácido?

Que tipo de ácido nucleico conduz os aminoácidos até o local de síntese proteica?
RNA transportador (RNAt) Transporta o aminoácido até o local da síntese proteica.
Quais as condições para que a enzima Peptidiltransferase realize a ligação peptídica durante a síntese proteica?
A formação de cada ligação peptídica é catalisada pela peptidil transferase, uma enzima baseada em RNA que é integrada na subunidade ribossômica 50S. A energia para cada formação de ligação peptídica é derivada da hidrólise de GTP, que é catalisada por um fator de alongamento separado.
Onde ocorre a tradução nos eucariotos e Procariotos?
-Em eucariotos, a transcrição acontece no núcleo para depois ser sintetizada a proteína pela tradução no citoplasma. Já em procariotos, não existe núcleo. Os dois processos ocorrem no mesmo meio.
Onde ocorre a tradução?
A tradução ocorre nos ribossomos, que estão situados no citoplasma. ... A sequência de nucleotídeos de uma molécula de mRNA é traduzida na sequência apropriada de aminoácidos de acordo com as determinações do código genético.
Qual a ligação do aminoácido com o RNAt?
- A ligação do aminoácido com o RNAt se dá entre o grupo carboxila do aminoácido e carbono 3’ da ribose do último ribonucleotídeo da extremidade 3’ do RNAt, o qual contém sempre a base adenina (Fig.1). Existem pelo menos vinte tipos diferentes de aminoacil-sintetases, uma para cada tipo de aminoácido.
Como ocorre a ligação entre o RNA e o sítio P?
- Ocorre então uma ligação peptídica entre o aminoácido que está no sítio A e a cadeia polipeptídica em formação que está no sítio P. O ribossomo move o RNA transportador do sítio A para o sítio P, e o RNA transportador, do sítio P, segue para o sítio E, onde é liberado.
Qual o papel do RNA e a síntese de proteínas?
- O RNA e a Síntese de Proteínas O papel do RNAt e das sintetases do aminoacil-RNAt O emparelhamento códon-anticódon O papel do RNAm e dos ribossomos Etapas da Síntese de Proteínas
Qual a etapa de ativação do aminoácido?
- Essa etapa é conhecida como ativação do aminoácido. Em uma segunda etapa, o aminoácido ativado reage com o RNAt, liberando uma molécula de AMP. A ligação do aminoácido com o RNAt se dá entre o grupo carboxila do aminoácido e carbono 3’ da ribose do último ribonucleotídeo da extremidade 3’ do RNAt, o qual contém sempre a base adenina (Fig.1).