O que é anistia de tributos?
Índice
- O que é anistia de tributos?
- O que é remissão e anistia Qual a diferença?
- É correto usar o termo anistia para perdoar dívidas tributárias?
- Quando ocorre anistia?
- O que é anistia Qual sua previsão legal e como ela é aplicada no Direito Tributário?
- Qual a diferença entre isenção remissão e anistia?
- O que quer dizer a palavra remissão?
- O que é remissão de dívida no direito civil?
- Quem pode conceder anistia tributária?
- Qual a extinção do crédito tributário?
- Qual a exclusão do crédito tributário?
- Quem é o sujeito passivo do crédito tributário?
- Como é constituído o crédito tributário?

O que é anistia de tributos?
E o que seria a anistia fiscal? A anistia deve sempre ser concedida por lei e é um perdão que dispensa o contribuinte de pagar as penalidades pecuniárias pelo não pagamento ou pelo pagamento de forma irregular de tributos.
O que é remissão e anistia Qual a diferença?
"Remissão, do verbo remitir, é perdão, indulgência, indulto, diferente de remição, do verbo remir, e que significa resgate. ... A anistia, pois, perdoa, total ou parcialmente, a sanção tributária, isto é, a multa decorrente do ato ilícito tributário.
É correto usar o termo anistia para perdoar dívidas tributárias?
Se estivermos diante de crédito tributário não lançado, a utilização do termo anistia está perfeitamente correta.
Quando ocorre anistia?
Já a anistia é a hipótese de exclusão do crédito tributário, na qual o crédito já foi constituído e houve o inadimplemento por parte do contribuinte, cuja consequência é a imputação de multa. Nesse panorama, a anistia consiste, exatamente, na feitura de lei posterior com a finalidade de perdoar a multa.
O que é anistia Qual sua previsão legal e como ela é aplicada no Direito Tributário?
É uma causa de exclusão do crédito tributário, consistente no perdão legal das penalidades pecuniárias antes da ocorrência do lançamento da multa. Com efeito, é o perdão de infrações, do que decorre a inaplicabilidade da sanção.
Qual a diferença entre isenção remissão e anistia?
Em outras palavras, para a Suprema Corte, a isenção é a dispensa legal de um tributo devido. Assim como a isenção, o CTN (art. 175, II), a Anistia, também é uma modalidade de exclusão do crédito tributário. ... Por fim, a Remissão consiste em uma das formas de extinção do crédito tributário (art.
O que quer dizer a palavra remissão?
Remissão é o período em que o problema permanece sob controle. Ou seja, o paciente pode estar sem qualquer evidência da doença (remissão completa), mas não é considerado curado pois ainda existe o risco de o mal retornar ou há necessidade de controlá-lo com remédios.
O que é remissão de dívida no direito civil?
Remissão das dívidas é o perdão da dívida concedido pelo credor ao devedor. A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiros.
Quem pode conceder anistia tributária?
Sinteticamente, na esfera penal, a anistia significa o perdão do delito enquanto o indulto é o perdão da pena cominada para o crime. A previsão está no CTN, artigos 1 e somente pode ser instituída por lei específica, conforme § 62 da CF de 1988 e do inciso VI do artigo 97 do CTN.
Qual a extinção do crédito tributário?
- Todavia, o crédito tributário, devidamente constituído pelo lançamento, deverá ser extinto para que a referida obrigação se dê como cumprida. Sendo assim, o Código Tributário Nacional prevê 11 modalidades de extinção do crédito, como segue: a decisão judicial passada em julgado.
Qual a exclusão do crédito tributário?
- Exclusão do Crédito Tributário. O CTN na disciplina de exclusão do crédito tributário trata da isenção e da anistia, que está previsto em seu art. 175. Essa exclusão, ocorre quando o credito tributário é afastado e o contribuinte é excluído do dever de pagar o tributo. Excluem com a isenção e a anistia.
Quem é o sujeito passivo do crédito tributário?
- Ou seja, o sujeito passivo, ou um terceiro, oferece à autoridade, as informações necessárias ao lançamento do crédito tributário (art. 147 do CTN).
Como é constituído o crédito tributário?
- Como sabemos, o crédito tributário é constituído a partir do lançamento, condição sine qua non para sua cobrança e para que seja passível de inscrição em dívida ativa, quando não pago pelo sujeito passivo.