O que diz o artigo 2 do Código Penal?
Índice
- O que diz o artigo 2 do Código Penal?
- O que diz o artigo 10 do Código Penal?
- O que diz o artigo 163 do Código Penal?
- É admitida a reincidência específica pela prática de contravenção penal a que se refere o artigo 63 do Código Penal?
- Qual é a lei de nosso Código Penal em vigor e sua respectiva data?
- Qual é o significado do artigo 40?
- O que diz o artigo 38?
- Quando o dano é qualificado?
- Quais são os crimes de dano?
- Como é a suspensão condicional da pena?
- Será que a suspensão do processo é um direito do acusado?
- Como é aplicável a suspensão condicional do processo?
- Quando poderá ser revogada a suspensão?

O que diz o artigo 2 do Código Penal?
Art. 2º Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.
O que diz o artigo 10 do Código Penal?
Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.
O que diz o artigo 163 do Código Penal?
163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
É admitida a reincidência específica pela prática de contravenção penal a que se refere o artigo 63 do Código Penal?
O artigo 63 só prevê reincidência por condenação anterior a crime, não mencionando contravenção: “Verifica-se a reincidência quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentença que, no País ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior”.
Qual é a lei de nosso Código Penal em vigor e sua respectiva data?
O código penal vigente no Brasil foi criado pelo decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo, tendo como ministro da justiça Francisco Campos. ... Apesar da criação em 1940, o atual Código só entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 1942 (artigo 361).
Qual é o significado do artigo 40?
Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.
O que diz o artigo 38?
Salvo disposição em contrário, o ofendido, ou seu representante legal, decairá no direito de queixa ou de representação, se não o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que vier a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do art.
Quando o dano é qualificado?
Dano qualificado (art 163 do Código Penal) é destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia com violência à pessoa ou ameaça. A pena pode chegar a 3 anos de detenção. ... As pessoas presas em flagrante podem ou não ser liberadas provisoriamente (a chamada liberdade provisória).
Quais são os crimes de dano?
São exemplos de crimes de dano: homicídio, lesões corporais, peculato, roubo, estupro etc. Em termos de específica tipicidade, no entanto, denomina o Código Penal como crime de dano, limitado à esfera patrimonial, o fato de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia.
Como é a suspensão condicional da pena?
- A suspensão condicional da pena também é chamada de sursis, que quer dizer suspensão, derivando de surseoir, que significa suspender. É medida penal ...
Será que a suspensão do processo é um direito do acusado?
- Uma vez preenchidos os requisitos legais, a suspensão do processo é um direito do acusado. Logo, o termo utilizado no caput do artigo 89 , da Lei 9.099 /95, "poderá", indicando que o Ministério Público teria a faculdade de propor ao acusado a suspensão condicional do processo, em verdade deve ser entendido como um "deverá".
Como é aplicável a suspensão condicional do processo?
- Como é sabido, a suspensão condicional do processo está prevista na Lei nº 9.099/95 (Lei do Juizado Especial Criminal), mas é aplicável também a fatos que não são processados no JECRIM, desde que tenham pena mínima de até um ano (art. 89).
Quando poderá ser revogada a suspensão?
- § 4º A suspensão poderá ser revogada se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contravenção, ou descumprir qualquer outra condição imposta. § 5º Expirado o prazo sem revogação, o Juiz declarará extinta a punibilidade.