adplus-dvertising

Quando deve ser feito o ecocardiograma fetal?

Índice

Quando deve ser feito o ecocardiograma fetal?

Quando deve ser feito o ecocardiograma fetal?

Por isso, o ecocardiograma fetal pode ser realizado no primeiro trimestre de gestação – mais recomendado entre a 18ª e a 28ª semana de gravidez. Nesta fase, é possível visualizar melhor as alterações estruturais ou funcionais do coração do bebê.

Para que serve o exame ecocardiograma fetal?

O ecocardiograma fetal serve para avaliar o funcionamento do coração e identificar doenças antes mesmo de o bebê nascer. A realização desse exame na fase pré-natal é recomendada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Quando realizar ecocardiograma?

Quando esse exame é indicado? O ecocardiograma é indicado para avaliação de pacientes que têm sintomas sugestivos de doenças cardíacas, ou seja, aqueles que apresentem episódios frequentes de síncope, dificuldade para respirar, dor torácica de repetição, e sensação de palpitação.

Qual a importância de um ecocardiograma fetal?

  • Para que possamos compreender melhor a importância de um exame de ecocardiograma fetal, segundo estimativa do Ministério da Saúde, a cada ano, nascem 30 mil crianças cardiopatas no Brasil.

Qual é o ecocardiograma fetal com Doppler?

  • Ecocardiograma fetal com doppler. O ecocardiograma fetal com doppler é uma modalidade do exame. Ele permite que os batimentos cardíacos do feto sejam ouvidos. Sua principal função é mostrar se existem alterações nos fluxos de sangue intracardíacos e com isso sugerir a presença de comunicações entre as câmaras cardíacas.

Quando é feito o ecocardiograma?

  • Geralmente feito entre a 18ª e a 22ª semana, o transdutor é deslizado sobre a parede abdominal da mulher e as ondas dirigidas ao coração do feto, assim permitindo avaliar o coração intra-útero. É o tipo mais comum de ecocardiograma, em que o transdutor é deslizado pelas regiões cardíacas do peito ou pela parede abdominal do paciente.

Como é o ecocardiograma transesofágico?

  • O ecocardiograma transesofágico (ETE) é realizado em casos especiais, a pedido do médico para complementar o diagnóstico do ecocardiograma transtorácico (ETT). Diferentemente deste, o exame é realizado via oral, através da inserção de uma sonda no paciente.

Postagens relacionadas: