Como ocorre o aumento da síntese de aldosterona e vasopressina via sistema renina Angiotensia aldosterona?
Índice
- Como ocorre o aumento da síntese de aldosterona e vasopressina via sistema renina Angiotensia aldosterona?
- Quais os estímulos para liberação de aldosterona?
- Quais são os fatores responsáveis pela liberação de aldosterona?
- O que é e como é ativado o sistema renina angiotensina aldosterona?
- Qual a origem da aldosterona?
- Como ocorre a ação da aldosterona nos rins?
- Quais são os receptores da aldosterona?
- Como aumentar os níveis de aldosterona no organismo?

Como ocorre o aumento da síntese de aldosterona e vasopressina via sistema renina Angiotensia aldosterona?
A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretem potássio. O aumento de sódio faz com que a água seja retida, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial.
Quais os estímulos para liberação de aldosterona?
Concentrações elevadas de potássio estimulam a secreção de aldosterona por promover a despolarização das células da glomerulosa, com consequente fosforilação de proteínas que resultam em uma maior secreção do hormônio. Como resultado, uma maior carga de potássio passará a ser excretada na urina.
Quais são os fatores responsáveis pela liberação de aldosterona?
Quando a quantidade de sódio no sangue baixa, aumenta a secreção de aldosterona. Esse hormônio atua sobre os túbulos distais e sobre os túbulos coletores, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular. A secreção do hormônio aldosterona, por sua vez, é regulada pela renina e pela angiotensina.
O que é e como é ativado o sistema renina angiotensina aldosterona?
O SRAA é ativado quando a secreção de renina no aparelho justaglomerular do rim é estimulada por (1) hipotensão arterial renal, (2) diminuição da carga de Na+ no túbulo distal, que é detectado pela mácula densa e (3) ativação do sistema nervoso simpático em resposta à diminuição da pressão arterial.
Qual a origem da aldosterona?
- Isolada primeiramente em 1953 e depois sintetizada no laboratório por Derek Barton, a aldosterona tem muito a ver com os eletrólitos e a água no corpo humano. Além disso, este hormônio é encontrado no grupo de corticosteróides minerais, que são produzidos no córtex adrenal, que também é responsável pela produção de glicocorticóides.
Como ocorre a ação da aldosterona nos rins?
- Como a ação da aldosterona é basicamente nos rins, é esperado que o principal estímulo para sua secreção venha dos rins. A percepção de uma menor pressão de filtração pelas células do aparelho justaglomerular nos rins leva a secreção de uma proteína proteolítica chamada renina.
Quais são os receptores da aldosterona?
- Hormônios como a dopamina e a endorfina servem para impedir que a aldosterona seja produzida no organismo. Com base no exposto, é muito claro que a aldosterona tem receptores em outras latitudes do corpo humano, principalmente do cérebro e do coração.
Como aumentar os níveis de aldosterona no organismo?
- No lado oposto, você pode ver que os níveis de aldosterona podem aumentar com uma queda no potássio no sangue e com a entrada de serotonina. Hormônios como a dopamina e a endorfina servem para impedir que a aldosterona seja produzida no organismo.