adplus-dvertising

Como é feita a episiotomia?

Índice

Como é feita a episiotomia?

Como é feita a episiotomia?

Um procedimento da episiotomia é feito de modo que a abertura da vagina possa ser feita maior para facilitar o nascimento de um bebê. Uma incisão é feita no períneo, a parcela entre o ânus e a abertura da vagina, sempre que a abertura da vagina não estica suficientemente para que o bebê saia.

Quando é feito episiotomia?

A episiotomia é utilizada apenas nos casos em que:

  1. Existe um risco muito elevado de lacerações graves na pele;
  2. O bebê está numa posição anormal e tem dificuldade para sair;
  3. O bebê tem um tamanho grande, dificultando a passagem pelo canal de parto;

Quando é necessário cortar a vagina no parto normal?

O corte abaixo da vagina durante o parto se chama episiotomia e serviria para evitar que a passagem da criança causasse um rasgo entre a vagina e o ânus. É uma prática corriqueira no Brasil, onde 53,5% dos partos normais são feitos com episiotomia.

Quais músculos são seccionados na episiotomia?

No caso da episiotomia, além da pele e da mucosa, são habitualmente seccionados os músculos transverso superficial do períneo e bulbocarvernoso(3).

Quando começou a prática da episiotomia?

  • A prática da episiotomia aumentou consideravelmente a partir da década de 1950 porque muitos médicos acreditavam que sua realização reduzia significativamente o período expulsivo, o que lhes permitia atender rapidamente a grande demanda de partos hospitalares, às vezes simultâneos.

Como a episiotomia pode afetar a musculatura?

  • “Na verdade, o próprio trabalho de parto já pode afetar a musculatura. Realizar a episiotomia não muda a condição anatômica da região após o nascimento”, justifica Tedesco. O especialista também destaca que esse é um procedimento agressivo e com alta possibilidade de complicações, como surgimento de hematomas e infecção.

Qual é a episiotomia do bebê?

  • Ilustração: Anna Cunha/SAÚDE é Vital Durante o trabalho de parto normal, algumas mulheres relatam passar pelo pique. Trata-se da episiotomia, um procedimento cirúrgico que consiste em uma incisão no períneo — a região entre o ânus e a vagina — para facilitar a passagem do bebê.

Quanto custa a episiotomia no setor público?

  • A episiotomia aumenta a chance de dor pós-parto e dispareunia; A episiotomia pode cursar com complicações como edema, deiscência, infecção e hematoma; A prática da episiotomia acarreta maiores custos hospitalares: Estima-se uma economia entre US$ 6,50 e 12,50 por cada parto vaginal sem episiotomia no setor público.

Postagens relacionadas: