O que é cirurgia de septoplastia e turbinectomia?
Índice
- O que é cirurgia de septoplastia e turbinectomia?
- Como é feita a cirurgia de turbinectomia?
- Quanto tempo dura a cirurgia de septoplastia e turbinectomia?
- Quanto Tempo Demora a cirurgia de septoplastia?
- Qual a cirurgia associada à septoplastia funcional?
- Quando é indicada a Turbinectomia?
- Por que a septoplastia pode ser a solução?

O que é cirurgia de septoplastia e turbinectomia?
Septoplastia: Septoplastia é uma cirurgia realizada para a correção de desvios existentes no septo nasal, de forma a deixá-lo o mais reto possível. O objetivo da cirurgia é melhorar a respiração nasal.
Como é feita a cirurgia de turbinectomia?
A turbinectomia é um procedimento simples e de baixo risco que pode ser feito tanto sob anestesia geral quanto local. O procedimento dura em média 30 minutos e é feito com o auxílio da visualização da estrutura interna do nariz por meio de um endoscópio.
Quanto tempo dura a cirurgia de septoplastia e turbinectomia?
A cirurgia de septoplastia e turbinectomia é realizada em hospital, sob anestesia geral e com duração aproximada de 1h 30 min. Antigamente era muito comum o uso do tampão nasal, que provocava bastante desconforto no pós-operatório.
Quanto Tempo Demora a cirurgia de septoplastia?
- O procedimento cirúrgico pode durar entre 60 a 90 minutos, mas a recuperação completa ocorre cerca de 1 mês após a cirurgia de septoplastia. Devido ao tempo da cirurgia não ser pequeno, é que recomenda-se a anestesia geral do paciente. Quais os riscos e as complicações?
Qual a cirurgia associada à septoplastia funcional?
- Veja fotos superiores com o antes e depois da cirurgia. Associado à septoplastia funcional existe, geralmente, algum procedimento cirúrgico, nomeadamente turbinectomia ou turbinoplastia (cirurgia de redução dos cornetos inferiores para tratamento da rinite). Esta operação é realizada nos casos em que existe uma rinite associada.
Quando é indicada a Turbinectomia?
- A Turbinectomia está indicada quando o paciente apresenta obstrução nasal importante decorrente do aumento do corneto, que não responde ao tratamento medicamentoso, geralmente em consequência de Rinite Alérgica e Rinite Medicamentosa (dependência de descongestionante nasais). Consiste na remoção do excesso dos cornetos, por via endoscópica.
Por que a septoplastia pode ser a solução?
- Septoplastia pode ser a solução para algumas pessoas que sofrem com dificuldades de respiração, causadas por um desvio do septo nasal. Mas nem todos são tão adeptos a procedimentos cirúrgicos, por isso é importante saber em quais casos a cirurgia é realmente necessária e indicada.