Como pode ser realizada a calibração de uma pipeta volumétrica?
Índice
- Como pode ser realizada a calibração de uma pipeta volumétrica?
- Por que é importante calibrar vidrarias?
- O que é uma pipeta volumétrica?
- Como se calibra uma Bureta?
- Qual a importância da limpeza na calibração?
- Qual a diferença entre pipeta volumétrica?
- Qual a capacidade de uma pipeta volumétrica?
- Qual a calibração da pipeta?
- Como calcular o tempo de escoamento das pipetas volumétricas?
- Qual o tempo de escoamento da pipeta?

Como pode ser realizada a calibração de uma pipeta volumétrica?
A calibração da pipeta volumétrica é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Mede-se a temperatura da água utilizada na calibração e verifica-se o valor de sua densidade nesta temperatura (Tabela 2). ... V = m/d (1) Onde o volume é dado em mL, a massa é dada em gramas (g) e a densidade em g mL-1.
Por que é importante calibrar vidrarias?
A finalidade da calibração de vidrarias de laboratório é saber se os resultados obtidos com os testes feitos nas vidrarias são compatíveis com o que se espera, a fim de corrigir qualquer tipo de erro. Dessa forma será possível reduzir custos com desperdícios e retrabalhos.
O que é uma pipeta volumétrica?
As pipetas volumétricas são também conhecidas como pipetas de bulbo ou pipetas de transferência. São vidrarias graduadas em milímetros utilizadas para transferir volumes conhecidos de líquidos.
Como se calibra uma Bureta?
Calibração de uma bureta: Encha a bureta com a água mantida em equilíbrio térmico e certifique-se que não haja bolhas aprisionadas na sua ponta. Transfira lentamente aproximadamente 5 ml de água para o frasco e pese o conjunto. Em seguida, transfira 5mL restante da bureta e pese.
Qual a importância da limpeza na calibração?
É importante lembrar que em alguns ambientes, a sujeira é normal, porém a falta de rotina na limpeza dos equipamentos compromete a confiabilidade da medição. Além disso, sujeira também pode provocar desgastes, e isso pode ser notado por pequenas diferenças nos resultados da medição.
Qual a diferença entre pipeta volumétrica?
As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas.
Qual a capacidade de uma pipeta volumétrica?
- Por exemplo, se for usada uma pipeta volumétrica que indica escrita no vidro com capacidade para 20 ml e com uma única capacidade acima da protuberância, significa que até essa marca a pipeta deve ser preenchida para que, uma vez completamente esvaziada na recipiente a ser transferido, o volume transferido é exatamente de 20 ml.
Qual a calibração da pipeta?
- Calibração é o processo pelo qual a precisão da pipeta é estabelecida. É o grau de correspondência entre o valor que o instrumento indica que está transferindo e o valor realmente transferido. O material volumétrico é calibrado para transferir um determinado volume a uma certa temperatura, que normalmente é padronizada a 20 ° C.
Como calcular o tempo de escoamento das pipetas volumétricas?
- Calibrar o tempo de escoamento e a capacidade das pipetas volumétricas (10,00 mL e 25,00 mL) Introdução: Em análise química quantitativa, a pipeta volumétrica é um instrumento muito utilizado e nestas análises os volumes devem ser precisos.
Qual o tempo de escoamento da pipeta?
- Para uma pipeta de 10,00mL, o desvio máximo aceitável é de 0,02mL. O tempo de escoamento da pipeta também deve ser aferido. Se o escoamento da pipeta for muito rápido, a abertura da ponta deve ser diminuída numa chama de um bico de Bunsen.