Quais são os efeitos colaterais da braquiterapia?
Índice
- Quais são os efeitos colaterais da braquiterapia?
- O que é o tratamento de braquiterapia?
- Qual a função da braquiterapia?
- Quais os tipos de aplicações que temos dentro da braquiterapia?
- Como funciona a braquiterapia?
- Como é feito o procedimento de braquiterapia ginecológica?
- Como funciona a braquiterapia intersticial?
- Como funciona a braquiterapia prostática?

Quais são os efeitos colaterais da braquiterapia?
O efeito colateral mais comum é a irritação da vagina, que pode se tornar vermelha e dolorida. A vulva também pode ficar inflamada. A braquiterapia também pode provocar efeitos colaterais similares a radioterapia de feixes externos, como fadiga, diarreia, náuseas, irritação da bexiga e diminuição das taxas sanguíneas.
O que é o tratamento de braquiterapia?
O prefixo grego brachys significa “curta distância”. A braquiterapia é um tipo de radioterapia em que a fonte radioativa é colocada dentro da área a ser tratada ou junto a ela. A inserção pode ser temporária ou permanente.
Qual a função da braquiterapia?
A braquiterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que utiliza radiação para reduzir ou eliminar as células cancerígenas.
Quais os tipos de aplicações que temos dentro da braquiterapia?
As aplicações mais comuns da braquiterapia de alta taxa de dose são em tumores do colo do útero,esófago, pulmões, mama e próstata. A maior parte dos tratamentos de alta taxa de dose são efectuados em regime de ambulatório, mas isso depende do local do tratamento.
Como funciona a braquiterapia?
- Só depois de toda a análise prévia feita pelo médico ou especialista responsável, poderá ser dado o início ao procedimento. Veja o que ocorre em cada etapa do tratamento: O primeiro passo da braquiterapia é realizar uma bateria de exames com o paciente, como de sangue, eletrocardiograma e raios-x.
Como é feito o procedimento de braquiterapia ginecológica?
- 5- Como é feito o procedimento de braquiterapia ginecológica no Grupo COI? Inicialmente, o paciente é avaliado pelo médico da radioterapia, que solicita o risco cirúrgico e determina o número de aplicações e o método a ser usado.
Como funciona a braquiterapia intersticial?
- No caso da braquiterapia intersticial, as fontes são colocadas directamente no tecido alvo do local afectado, como a próstata ou a mama. A braquiterapia de contacto implica a colocação da fonte de radiação num espaço junto ao tecido alvo.
Como funciona a braquiterapia prostática?
- A braquiterapia prostática é uma das terapêuticas oncológicas mais eficazes no tratamento do cancro da próstata localizado e permite tratar entre 80-90% dos casos . Esta técnica apresenta vários benefícios, quando comparada com outros tratamentos: Rápido regresso à actividade diária.