O que é feito com o lixo em um aterro sanitário?
Índice
- O que é feito com o lixo em um aterro sanitário?
- O que é um aterro sanitário e como ele deve ser utilizado?
- Como é feito um aterro sanitário?
- Qual é a porcentagem de lixo que vai para os aterros sanitários?
- Como funcionam os lixões sanitários?
- Quais são as diferenças entre lixão e aterro sanitário?
- Qual o prazo para o encerramento dos lixões?
- Como diminuir o número de lixões e aterros municipais?

O que é feito com o lixo em um aterro sanitário?
Independente do tipo, a decomposição dos resíduos depositados nos aterros sanitários gera como subprodutos o chorume e o biogás (metano), que precisam ser tratados para não causar contaminação.
O que é um aterro sanitário e como ele deve ser utilizado?
Aterro sanitário é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção e também resíduos sólidos retirados do esgoto. ... Faz parte da ampla ciência de tratamento de Resíduos Sólidos.
Como é feito um aterro sanitário?
- O aterro começa com a escavação de um grande buraco. ...
- Tratores compactam a terra do fundo do buraco. ...
- Para drenar o percolado (líquido que sai do lixo misturado à água da chuva) a cada 20 metros são instaladas calhas de concreto, que levam a mistura nojenta até a lagoa de acumulação.
Qual é a porcentagem de lixo que vai para os aterros sanitários?
Do total de volume de lixo sem recuperação, 46,65 milhões de toneladas (75,6%) vão para 607 aterros sanitários que cumprem as normas ambientais.
Como funcionam os lixões sanitários?
- Diferentemente dos aterros sanitários, eles não são construídos pensando em diminuir os impactos ambientais ou em locais isolados. Os principais problemas dos lixões é a poluição do solo e da água, que propicia a proliferação de animais como ratos, escorpiões, moscas, mosquitos e baratas — que transmitem doenças à população.
Quais são as diferenças entre lixão e aterro sanitário?
- Quais são as diferenças entre aterro sanitário e lixão? O lixão é um espaço não controlado utilizado para o despejo de resíduos. Diferentemente dos aterros sanitários, eles não são construídos pensando em diminuir os impactos ambientais ou em locais isolados.
Qual o prazo para o encerramento dos lixões?
- A lei também institui que os resíduos devem ter uma disposição final ambientalmente adequada em aterros sanitários, estabelecendo um prazo de quatro anos para o encerramento das atividades dos lixões que existiam no país — o que não aconteceu.
Como diminuir o número de lixões e aterros municipais?
- Diminuimos o número de lixões e aterros controlados, principalmente porque as prefeituras optaram por destinar os resíduos em aterros particulares e consórcios”, afirma a engenheira. A construção do aterro, porém, não é o maior empecilho financeiro às administrações municipais.