adplus-dvertising

Como ocorre o transporte de gorduras a partir do intestino?

Índice

Como ocorre o transporte de gorduras a partir do intestino?

Como ocorre o transporte de gorduras a partir do intestino?

Transporte dos lipídios A estrutura anfipática das lipoproteínas permite que os triglicerídeos e o colesterol sejam transportados pelo sangue . Os quilomícrons são um subgrupo de lipoproteínas que transportam os lipídios digeridos do intestino delgado para o resto do corpo.

Como são formados os Quilomícrons?

Quilomicra ou quilomícrom são grandes partículas produzidas pelas células intestinais, compostas de cerca de 85 a 95% de triglicerídeos de origem da dieta (exógeno), pequena quantidade de colesterol livre e fosfolipídios e 1 a 2% de proteínas.

Como LDL é absorvido pelas células?

Em indivíduos normais, aproximadamente metade das IDL retornam ao fígado, através dos receptores LDL, por endocitose (LDL e IDL contêm apoproteínas que se ligam especificamente aos receptores LDL – aproximadamente 1.500 receptores por célula), e os remanescentes IDL são convertidos em LDL.

Como as gorduras são sintetizadas nas plantas?

A conversão de lipídeos em sacarose em sementes oleaginosas é desencadeada pela germinação começando com a hidrólise dos triacilgliceróis armazenados nos corpos lipídicos para liberar os ácidos graxos, seguida da oxidação dos ácidos graxos para produzir acetil-CoA.

Como ocorre o processo de digestão das gorduras alimentares?

A digestão dos lipídios da dieta e seus metabólitos se inicia na boca, com a salivação e a mastigação. A lipase lingual liberada pelas glândulas serosas da língua, junto com a saliva, inicia a hidrólise dos ácidos graxos (AGs) dos triacilgliceróis (TGs).

Como ocorre o transporte de lipídeos para os tecidos através das lipoproteínas?

Devido à sua natureza hidrofóbica, os lipídios, após sua absorção, são transporta- dos no plasma pelas lipoproteínas – partículas formadas por uma capa hidrofílica consti- tuída por fosfolipídios, colesterol livre e proteínas, envolvendo um núcleo hidrofóbico que contém TAG e colesterol esterificado (CONSENSO, 1996).

Onde é produzido o Quilomicron?

Os Quilomícrons são sintetizados nas células do intestino e transportam colesterol e triglicérides provenientes da dieta para o fígado e tecidos periféricos. São as maiores partículas lipoprotéicas presentes no sangue, com teor protéico relativamente baixo. A principal apoproteína presente é a B-48.

Como é porque os quilomícrons são transportados no organismo humano?

Esses remanescentes de quilomícrons se locomovem do sangue para o fígado, no fígado a captação deles é feita por endocitose (processo ativo pelo qual material extracelular é transportado para o protoplasma graças a invaginações especiais da membrana plasmática)e, após liberarem o colesterol que estava neles, são ...

Como funciona o transporte dos lipídeos no organismo?

  • O transporte dos lipídeos no organismo se dá por meio de lipoproteínas, estas englobam dentro de si triglicerídeos, colesterol, ésteres de colesterol, uma vez que são insolúveis em água. As apolipoproteínas auxiliam na solubilização dos lipídeos no plasma e atuam como sítios de reconhecimento, são receptores de superfície celular.

Como os lipídios são produzidos?

  • Através da hidróliseproduzem ácidos graxos, ou ainda, combinam com os ácidos graxos para formar ésteres. Os lipídios podem ser adquiridos através da dieta, onde serão absorvidos no intestino, ou podem ser produzidos de forma endógena, ou seja, pelo próprio organismo.

Por que os lipídios são essenciais para o organismo?

  • Os lipídios também são chamados de lípidos e são de extrema importância para os seres vivos. Entre as suas funções, destacam-se o fornecimento de energia para o corpo e a síntese de hormônios (testosterona, progesterona e estradiol) e sais biliares.

Quais são os lipídeos?

  • Os lipídeos podem estar na forma de triacilgliceróis, glicerofosfolipídeos, esfingomielinas, glicolipídeos e esteroides. Os triacilgliceróis ou triglicerídeos são apolares, encontrados em plantas e animais. Em sua molécula há triésteres de glicerol com ácidos graxos. Sua principal função é a reserva energética.

Postagens relacionadas: