Como é feita a ultrassom dos testículos?
Índice
- Como é feita a ultrassom dos testículos?
- Quanto tempo demora uma ultrassonografia testículo?
- Quais os achados na USG no CA de testículo?
- O que pode ser um testículo maior que o outro?
- Quando o testículo direito fica maior que o esquerdo o que pode ser?
- Quais são os testículos?
- Como fazer o autoexame dos testículos?
- Como tratar o câncer de testículo?
- Como ocorre a maturação dos espermatozoides nos testículos?

Como é feita a ultrassom dos testículos?
A ultrassonografia testicular é indolor e não necessita de preparo prévio nem posterior à realização do exame. O paciente deve permanecer deitado e com exposição da bolsa escrotal para realizar este exame. É utilizado um transdutor linear de alta frequência, que desliza no local após aplicação de gel.
Quanto tempo demora uma ultrassonografia testículo?
Quanto tempo demora o exame US da bolsa escrotal? O exame ultrassonográfico de bolsa escrotal pode variar de 40 a 60 minutos, mas pode-se prolongar quando houver muitas patologias a serem esclarecidas e a necessidade de estudo Doppler.
Quais os achados na USG no CA de testículo?
Ao realizar o exame físico o médico observará possíveis sinais de um câncer de testículo, como inchaço, sensibilidade, tamanho e localização de alguma protuberância. O médico também apalpará o abdome na busca de gânglios linfáticos procurando sinais de que a doença se disseminou.
O que pode ser um testículo maior que o outro?
Um testículo pode se tornar maior que o outro por muitas outras razões além do câncer. Por exemplo, líquido pode se acumular ao redor do testículo para formar uma hidrocele ou as veias do testículo podem se dilatar e provocar um aumento e granulação ao redor do testículo, uma condição que é denominada varicocele.
Quando o testículo direito fica maior que o esquerdo o que pode ser?
Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes. Porém, quando essa diferença for acentuada, com aumento ou atrofia de um dos testículos, pode indicar presença ou sequela de alguma doença.
Quais são os testículos?
- Os testículos são órgãos pares, localizados na bolsa testicular, essências para a capacidade de reprodução do homem e para produção do hormônio masculino chamado testosterona. Nos testículos é que ocorre a produção e maturação dos espermatozoides, que são armazenados nos epidídimos e depois prosseguem para as vesículas seminais.
Como fazer o autoexame dos testículos?
- O autoexame dos testículos deve ser feito pelo menos 1 vez por dia, de preferência antes e depois um banho quente, pois o calor relaxa a região, facilitando a observação de alterações. No entanto, o autoexame também pode ser feito todos os dias, já que um melhor conhecimento do próprio corpo ajuda a identificar sinais precoces de várias doenças.
Como tratar o câncer de testículo?
- O câncer de testículo é mais comum em jovens com idade entre os 15 e 35 anos, mas é facilmente tratado, desde que identificado precocemente, podendo nem ser necessário retirar os dois testículos e permitindo manter a fertilidade. Saiba mais sobre o câncer de testículo e como é feito o tratamento.
Como ocorre a maturação dos espermatozoides nos testículos?
- Nos testículos é que ocorre a produção e maturação dos espermatozoides, que são armazenados nos epidídimos e depois prosseguem para as vesículas seminais. As principais doenças dos testículos que podem ser tratadas por cirurgia são o tumor de testículo, a hidrocele, a torção de testículo e a varicocele.