adplus-dvertising

Qual o exame para detectar hérnia inguinal?

Índice

Qual o exame para detectar hérnia inguinal?

Qual o exame para detectar hérnia inguinal?

Como mencionamos, a ultrassonografia é o melhor exame de imagem no diagnóstico inicial para identificar hérnia inguinal oculta em pacientes com sintomas sugestivos, mas sem hérnia detectável no exame físico.

Quais são os exames para detectar hérnia?

Um bom exame físico é o suficiente para a identificação de uma hérnia de parede abdominal, porém a ecografia e tomografia de parede abdominal podem ajudar o diagnóstico.

Como é feito o exame inguinal?

A Ultrassonografia com Doppler da Região Inguinal é feita por meio de um aparelho de ultrassom. Durante o exame, o paciente permanece em decúbito dorsal (de barriga pra cima) em uma maca. Enquanto isso, o médico utiliza um pequeno aparelho (transdutor) e desliza este aparelho na região inguinal, do lado solicitado.

Como saber se tá com hérnia na virilha?

Os sintomas da hérnia inguinal são:

  • Saliência em um ou nos dois lados da virilha;
  • Em homens, observa-se o saco escrotal inchado;
  • Desconforto ou dor, principalmente ao fazer algum esforço físico;
  • Sensação de fraqueza ou pressão na virilha.

Qual o exame para detectar hérnia umbilical?

O exame da região abdominal é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hérnia umbilical em quase todos pacientes. Quando identificada nesse exame, não há necessidade de fazer avaliações complementares. Em casos extremos, principalmente em obesos mórbidos, exames como ultrassonografia e tomografia podem ser úteis.

Como é feito o diagnóstico de hérnia?

Geralmente a hérnia é diagnosticada durante o exame físico feito pelo cirurgião, que examina a região inguinal e inguinoescrotal e detecta a presença da hérnia, não sendo necessária a realização de exames na maior parte das vezes.

Como eu sei que estou com hérnia?

Em geral, a hérnia pode manifestar-se sem causar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico, mas dentre os principais sintomas da hérnia estão:

  1. Dores intensas, intermitentes ou contínuas;
  2. Protuberância na região abdominal;
  3. Vermelhidão no local.

Onde fica localizado a região inguinal?

As hérnias inguinais localizam-se na região inguinal, representando 80 a 90% das hérnias abdominais. Nessa região, que se estende desde a crista ilíaca anterossuperior até o tubérculo púbico, estão presentes o canal inguinal e outras estruturas que vão delimitá-lo, como o ligamento inguinal.

Como solicitar um exame de imagem de hérnia inguinal?

  • Quando esse abaulamento é muito pequeno e pouco perceptível, o médico cirurgião pode solicitar exames de imagem como a ultrassonografia, tomografia e até mesmo a ressonância. O ultrassom é o exame de hérnia inguinal mais comum e de menor custo ao paciente que não é assistido por um convênio médico.

Como fazer a cirurgia de hérnia inguinal?

  • Com o positivo do diagnóstico da hérnia inguinal é importante que o paciente seja submetido a uma herniorrafia, ou seja, cirurgia de correção da hérnia. Atualmente, a medicina oferta três tipos de cirurgia de hérnia na parede abdominal, sendo elas: tradicional, por videolaparoscopia ou robótica.

Como identificar a hérnia inguinal?

  • A hérnia inguinal (virilha) e a hérnia inguinoescrotal (nos testículos) podem ser identificadas em consultório, logo, o procedimento está incluso no valor da consulta com o cirurgião.

Quando ocorre a hérnia na região inguinal?

  • A hérnia na região inguinal acontece quando a parede abdominal está enfraquecida, deixando que o intestino faça pressão sobre os músculo e acabe saindo para debaixo da pele. Por esse motivo, a hérnia só pode acontecer quando existe um enfraquecimento dos músculos do abdômen, que é mais comum em pessoas com: Fumantes.

Postagens relacionadas: