adplus-dvertising

Como proceder para realizar a cultura de orofaringe?

Índice

Como proceder para realizar a cultura de orofaringe?

Como proceder para realizar a cultura de orofaringe?

Jejum mínimo de duas horas. Colher, preferencialmente, antes do desjejum e da higiene oral. Usando foco de luz, abaixar a língua do paciente. Introduzir o swab diretamente na área da coleta , evitando tocá-lo em outras partes da boca.

Como é feito o exame de cultura da garganta?

"Fazemos um swab, que é um esfregaço com cotonete na garganta, recolhemos um pouco do material da área inflamada, enviamos para o laboratório e, às vezes, em poucos minutos conseguimos saber o resultado", explica o médico.

O que é coleta de orofaringe?

COLETA DE SECREÇÃO EM OROFARINGE (ADULTOS E CRIANÇAS) A região de escolha para coleta de secreção do trato respiratório superior é a nasofaringe (Fig. 2). A coleta pela orofaringe só deve ser realizada havendo impedimento objetivo de acesso pelo nariz e para coleta em crianças.

Para que serve o exame de cultura de orofaringe?

- Esse exame contribui para a avaliação da microbiota local e para a detecção de microrganismos sabidamente patogênicos, como o Streptococcus pyogenes (estreptococo beta-hemolítico do grupo A), ou potencialmente patogênicos, a exemplo de Streptococcus beta-hemolíticos dos grupos C e G, S.

Como é uma bactéria na garganta?

Os principais sintomas que podem surgir com a amigdalite bacteriana são:

  1. Dor de garganta intensa;
  2. Dificuldade para engolir;
  3. Febre alta;
  4. Calafrios;
  5. Pontos brancos na garganta (pus);
  6. Perda de apetite;
  7. Dor de cabeça;
  8. Inchaço das amígdalas.

Como saber se a dor de garganta e Vírus ou bactéria?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

O que é o exame swab?

A coleta das secreções geralmente é feita por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca). Ela também pode ser feita com a lavagem broncoalveolar, que é realizada lá dentro do pulmão em casos específicos.

Como coletar secreção de orofaringe?

Colher swab nas duas narinas (um swab para cada narina). Após a coleta do swab nasal, proceder à coleta do swab de orofaringe introduzindo o swab maior na região posterior da faringe e tonsilas, evitando tocar na língua. Após a coleta, inserir os três swabs no mesmo frasco contendo solução fisiológica.

Postagens relacionadas: