adplus-dvertising

Qual o nome do exame para intolerância ao glúten?

Índice

Qual o nome do exame para intolerância ao glúten?

Qual o nome do exame para intolerância ao glúten?

Entre os exames pedidos pelos especialistas, estão: anti-endomisio; trasglutaminase tecidual; gliadina e o estudo molecular DQ2 e DQ8. Todos são exames de sangue, realizados em jejum normal ou leve, que verificarão a resposta e a sensibilidade do organismo a certos alimentos, entre eles a proteína glúten.

Quem tem intolerância a glúten?

Pessoas com intolerância permanente ao glúten têm a doença celíaca e o único tratamento é uma dieta isenta da substância por toda vida. Caso o celíaco consuma algo com glúten, ele pode ter uma reação imunológica no intestino delgado, que provoca uma lesão na mucosa do intestino e impede a absorção dos nutrientes.

Qual o mal que o glúten pode causar?

Segundo médicos e especialistas, ao chegar no intestino o glúten transforma-se em uma espécie de cola grudando nas paredes intestinais. Com o passar do tempo, provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas e depressão.

Qual o tratamento para intolerância ao glúten?

  • Estes exames podem ajudar no diagnóstico da intolerância ao glúten, assim como uma dieta de exclusão do glúten por um tempo determinado para avaliar se os sintomas desaparecem ou não. O tratamento para intolerância ao glúten consiste basicamente em excluir o glúten da alimentação durante toda a vida.

Qual o resultado da intolerância à proteína do glúten?

  • A intolerância à proteína do glúten, presente na farinha de trigo, causa uma inflamação no intestino, gerando sintomas como diarreia e problemas intestinais. Foto: Bigstock.| Foto: Não existe apenas um exame que apresente resultado positivo ou negativo à doença celíaca.

Por que todo celíaco é intolerante ao glúten?

  • Cuidado, pois todo celíaco é intolerante ao glúten, mas nem todo intolerante ao glúten é celíaco. Existem condições clínicas em que o paciente não tem a predisposição genética à doença celíaca, tendo apenas uma alergia relativa ao glúten e outros alimentos. A essa condição denominou-se Sensibilidade ao Glúten Não Celíaca.

Por que não contém glúten?

  • Uma das doenças que foram descobertas foi a celíaca, e por isso também, aumentou o número de alimentos com a descrição na sua embalagem: NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Postagens relacionadas: