Qual a diferença entre pneumonia nosocomial e comunitária?
Índice
- Qual a diferença entre pneumonia nosocomial e comunitária?
- O que é pneumonia Ministério da Saúde?
- Como definir qual antibiótico devemos utilizar para uma pneumonia comunitária?
- Quais os sintomas de pneumonia nosocomial?
- O que é contaminação nosocomial?
- O que causa a pneumonia adquirida na comunidade?
- Como fazer o tratamento da pneumonia comunitária?
- Qual a causa mais comum de pneumonias?
- Por que o paciente não possui pneumonia?
- Qual o significado da pneumonia?

Qual a diferença entre pneumonia nosocomial e comunitária?
O que é a doença? A pneumonia é uma doença inflamatória aguda causada por micro-organismos (vírus, bactérias ou fungos) ou pela inalação de produtos tóxicos que comprometem os espaços aéreos dos pulmões. Quando a contaminação ocorre fora do ambiente hospitalar, ela é chamada “pneumonia comunitária”.
O que é pneumonia Ministério da Saúde?
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Como definir qual antibiótico devemos utilizar para uma pneumonia comunitária?
Esquema antimicrobiano (7 a 10 dias): ( ) Paciente sem DPOC nem antibiótico recente: ( ) Amoxicilina ou; ( ) Claritromicina. ( ) Paciente com DPOC ou antibiótico recente: ( ) Levofloxacina ou Moxifloxacina ou; ( ) Amoxicilina- Clavulanato +Claritromicina.
Quais os sintomas de pneumonia nosocomial?
Os sintomas são geralmente os mesmos da pneumonia adquirida na comunidade :
- Uma sensação geral de fraqueza (mal-estar)
- Tosse com expectoração (muco espesso ou com coloração alterada)
- Falta de ar.
- Febre.
- Calafrios.
- Dor torácica.
O que é contaminação nosocomial?
O termo doença nosocomial designa qualquer doença contraída em função de estada em um estabelecimento de saúde ou suspeita de ter sido contraída nestes locais. As causas da doença são geralmente infecciosas e provocadas por bactéria ou vírus propagado por outro paciente do hospital.
O que causa a pneumonia adquirida na comunidade?
A pneumonia adquirida na comunidade é uma infecção pulmonar que se desenvolve em pessoas que não estão em um hospital. Muitas bactérias, vírus e fungos podem causar pneumonia. O sintoma mais comum de pneumonia é tosse que produz escarro, mas dor torácica, calafrios, febre e falta de ar também são comuns.
Como fazer o tratamento da pneumonia comunitária?
- O tratamento da pneumonia comunitária é feito de acordo com a orientação do médico e envolve, na maioria dos casos, o uso de antibióticos como Azitromicina, Ceftriaxona ou Levofloxacino. No entanto, nos casos em que a pneumonia é causada por vírus, pode ser recomendado o uso de medicamentos antivirais, como Zanovir e Rimantadina.
Qual a causa mais comum de pneumonias?
- C. pneumoniae é responsável por 2 a 5% das pneumonias adquiridas na comunidade e é a 2ª causa mais comum de infecção pulmonar em indivíduos sadios com 5 a 35 anos de idade. C. pneumoniae é comumente responsável por surtos de infecção respiratória em famílias, dormitórios escolares e campos militares de treinamento.
Por que o paciente não possui pneumonia?
- Em pacientes pediátricos, ou seja, ainda crianças, a pneumonia pode ser uma doença silenciosa, apresentando sintomas similares ao de uma gripe. É preciso fazer exames complementares para garantir que o paciente não possui pneumonia.
Qual o significado da pneumonia?
- Conceito Pneumonia é uma doença inflamatória que acomete as porções distais do pulmão (vias aéreas terminais, alvéolos e interstício) Classificações possíveis: