Como prevenir a pneumonia por broncoaspiração?
Índice
- Como prevenir a pneumonia por broncoaspiração?
- Como saber se é pneumonia aspirativa?
- Quais os cuidados que devemos ter para evitar uma pneumonia aspirativa?
- Qual a causa da pneumonia aspirativa?
- Qual o nome da minha broncoaspiração?
- Como posicionar os pulmões confiando a broncoaspiração?
- Como Prevenir a broncoaspiração?
- Qual a causa mais frequente de pneumonia por aspiração?

Como prevenir a pneumonia por broncoaspiração?
Além disso, a “reabilitação nutricional” com exercícios de deglutição e mobilização precoce pode prevenir a recorrência da pneumonia aspirativa. Os pacientes devem receber alimentação enteral com a cabeceira elevada, ao invés da posição supina, para minimizar o risco de aspiração gástrica.
Como saber se é pneumonia aspirativa?
Sintomas da pneumonia aspirativa
- Febre acima de 38ºC;
- Tosse com catarro, que muitas vezes tem mau cheiro;
- Sensação de falta de ar;
- Dificuldade para respirar;
- Dor no tórax;
- Cansaço fácil.
Quais os cuidados que devemos ter para evitar uma pneumonia aspirativa?
Prevenção. Estratégias para prevenir a aspiração são importantes para os cuidados e desfechos clínicos gerais. Para pacientes com diminuição no nível de consciência, evitar a ingestão oral de alimentos e fármacos e elevar a cabeceira do leito acima de 30 graus podem ajudar.
Qual a causa da pneumonia aspirativa?
Pneumonia aspirativa é uma infecção pulmonar causada pela inalação de secreções da boca, de conteúdo estomacal ou de ambos. A pneumonite química é uma irritação pulmonar provocada pela inalação de substâncias tóxicas ou irritantes para os pulmões. Os sintomas incluem tosse e falta de ar.
Qual o nome da minha broncoaspiração?
- Nos casos de broncoaspirações repetitivas ou em situações em que o risco é muito alto, sem perspectiva de melhora da proteção das vias aéreas, indica-se traqueostomia e gastrostomia ou jejunostomia. Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.
Como posicionar os pulmões confiando a broncoaspiração?
- O paciente deve estar bem acordado e posicionado sentado ou com a cabeceira do leito elevada o máximo possível, sendo o mínimo de 45°, de preferência com a cabeça levemente fl exionada para frente. Estas orientações visam reduzir o risco do “retorno da dieta”, que poderia ir para os pulmões confi gurando a Broncoaspiração.
Como Prevenir a broncoaspiração?
- A Nutrição Enteral é segura e balanceada, promovendo a ingestão de nutrientes necessários para a recuperação nos casos em que a alimentação oral (pela boca) é insufi ciente ou impossível de ser realizada. É um fator primordial para prevenir os riscos de Broncoaspiração.
Qual a causa mais frequente de pneumonia por aspiração?
- Patógenos gram-negativos enterais e anaeróbios bucais são a causa mais frequente de pneumonia por aspiração. A pneumonite química provocada por conteúdo gástrico causa dispneia aguda com tosse às vezes com produção de escarro róseo e espumoso, taquipneia, taquicardia, febre, estertores difusos e sibilos.