adplus-dvertising

O que é policitemia em cachorros?

Índice

O que é policitemia em cachorros?

O que é policitemia em cachorros?

RESUMO. A eritrocitose absoluta primária, também denominada de policitemia vera, é um distúrbio mieloproliferativo crônico de causa desconhecida, caracterizado pela proliferação clonal de células-tronco eritróides neoplásicas. Acomete cães de meia-idade entre seis e sete anos.

O que causa policitemia absoluta?

A eritrocitose absoluta primária, também denominada de policitemia vera, é um distúrbio mieloproliferativo crônico de causa desconhecida, caracterizado pela proliferação clonal de células-tronco eritróides neoplásicas. Acomete cães de meia-idade entre seis e sete anos.

O que é hematócrito em cães?

Os hematócritos (HTC), “que é a porcentagem em volume de células vermelhas no sangue”, representavam 15,6%, quando o mínimo esperado seria de 40%. “Isso é um caso de anemia grave. O animal fica extremamente fraco. Esse cachorro, se subir uma escada, desmaia.

São causas de policitemia relativa?

São causas de policitemia relativa, portanto com massa eritrocitária normal que têm causas como desidratação, uso de diuréticos, excesso de cafeína, fumo, álcool, hipertensão arterial e policitemia espúria.

Quais são as causas da policitemia?

  • Principais causas de policitemia. No caso da policitemia primária, ou policitemia vera, a causa do aumento da produção de hemácias é uma alteração genética que faz com que haja desregulação no processo de produção das células vermelhas, levando ao aumento de hemácias e, as vezes, de leucócitos e plaquetas.

Qual a diferença entre policitemia e anemia?

  • A policitemia, também chamada de poliglobulia, é o inverso da anemia, pois se trata do aumento do número de eritrócitos circulantes. Contudo, há uma semelhança entre ambas, pois assim como na anemia, a policitemia raramente é primária e geralmente decorre de outra patologia.

Como é feito o diagnóstico da policitemia?

  • O diagnóstico da policitemia é feito a partir do resultado do hemograma, em que é percebido não só o aumento no número de hemácias, mas também aumento dos valores do hematócrito e de hemoglobina. Veja quais são os valores de referência do hemograma.

Por que a desidratação provoca policitemia?

  • A desidratação provoca perda de água do plasma, no entanto o número de células não se altera, provocando hemoconcentração; esta situação faz com que laboratorialmente o animal apresente características de policitemia. Outras alterações laboratoriais que frequentemente acompanham a falsa policitemia são o aumento da densidade urinária e da PPT.

Postagens relacionadas: