adplus-dvertising

Como é feito o enriquecimento de urânio no Brasil?

Índice

Como é feito o enriquecimento de urânio no Brasil?

Como é feito o enriquecimento de urânio no Brasil?

Para que possa gerar energia elétrica, o urânio precisa ser enriquecido, ou seja, concentrado no seu isótopo mais leve (urânio-235). Isso é feito nas diversas ultracentrífugas instaladas em forma de cascatas na Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, da Fábrica de Combustível Nuclear da INB, em Resende/RJ.

Como é o processo de enriquecimento de urânio?

O enriquecimento é feito pela adição de gás hexafluoreto de urânio às centrífugas que separam o isótopo mais adequado à fissão nuclear, o U-235. O urânio com baixa concentração de U-235 (de 3% a 5%) é usado para a produção de combustível de usinas nucleares.

Para que serve o enriquecimento de urânio?

O uso mais difundido é a produção de bombas atômicas, mas urânio enriquecido também serve a fins mais pacíficos. O metal é um importante gerador de energia elétrica e é usado como combustível em reatores que ajudam desde propósitos médicos (no tratamento de alguns tipos de cânceres) até o mercado agrícola.

Como o urânio se transforma em energia?

Geração de energia – é a fissão dos átomos de urânio que estão contidos no combustível nuclear dentro do núcleo do reator que gera calor, aquecendo a água, e transformando-a no vapor que faz movimentar as turbinas, gerando assim energia.

Qual o país mais rico em urânio?

Os países com maiores reservas de urânio são: Austrália, Cazaquistão, Canadá, Rússia, Namíbia, África do Sul, China, Niger e Brasil, nesta ordem (fonte: World Nuclear Association).

Onde estão as jazidas de urânio no Brasil?

Atualmente, há uma única mina de extração de urânio no país, a mina de Caetité, na cidade de Lagoa Real (BA). Uma nova mina, em Santa Quitéria, no Ceará, deve entrar em operação nos próximos anos.

O que é enriquecimento isotópico?

O processo de enriquecimento isotópico consiste no aumento da concentração do isótopo físsil de urânio-235 de 0,7% (encontrado na natureza) para cerca de 4%, valor usado em reatores nucleares comerciais para geração de energia.

Qual energia e obtido pelo enriquecimento de urânio?

Para construir uma bomba nuclear, é preciso 95%. Esse processo de aumentar a quantidade de urânio 235 é chamado de “enriquecimento de urânio”. Para gerar a energia em si, ocorre um processo chamado "fissão nuclear", dentro do reator de uma usina de geração de energia.

Qual é a importância do urânio?

A grande importância do urânio reside na sua aplicação como matéria-prima para a obtenção de isótopos físseis (não apenas diretamente por fissão do isótopo U 235, mas também indiretamente, ao originar plutónio que também sofre fissão), os quais podem ser utilizados como combustível nos reatores nucleares.

Quanto custa 1 kg de urânio?

De sua forma natural até virar combustível, o urânio aumenta de preço 200 vezes. Antes de ser processado, o quilo custa entre 17 e 53 dólares. Triturado e concentrado, passa a se chamar urânio enriquecido e custa 900 dólares o quilo.

Qual a tecnologia de enriquecimento do urânio?

  • A tecnologia de enriquecimento do urânio pelo processo da ultracentrifugação foi desenvolvida no Brasil pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), órgão ligado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Qual é o urânio enriquecido?

  • O urânio enriquecido é o que tem alta concentração da variante U-235. O enriquecimento é feito pela adição de gás hexafluoreto de urânio às centrífugas que separam o isótopo mais adequado à fissão nuclear, o U-235. O urânio com baixa concentração de U-235 (de 3% a 5%) é usado para a produção de combustível de usinas nucleares.

Como o Irã pode enriquecer o urânio?

  • Segundo o acordo de 2015, o Irã só pode enriquecer o urânio até 3,67% de U-235. Também não pode armazenar mais do que 300 quilos do elemento ou ter mais de 5.060 centrífugas.

Qual o tempo usado para mudar o estado natural do urânio?

  • Isso porque o tempo usado para mudar o estado natural do urânio — ou seja, uma concentração de 0,7% de U-235 — para o nível de 20% representa cerca de 90% do esforço para obter o material necessário para fabricar uma bomba nuclear.

Postagens relacionadas: