adplus-dvertising

O que é síndrome de SARA?

Índice

O que é síndrome de SARA?

O que é síndrome de SARA?

A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) ou Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é definida, de acordo com a Conferência de Consenso Européia-Americana,(1) como uma síndrome de insuficiência respiratória de instalação aguda, caracterizada por infiltrado pulmonar bilateral à radiografia de tórax, ...

Como é feito o diagnóstico de SARA?

O diagnóstico é feito por gasometria arterial e radiografia de tórax. O tratamento costuma exigir ventilação mecânica.

Como classificar a SARA?

Hipoxemia: PaO2/ FiO; Leve: entre 2; Moderada: entre 1; Grave: menor que 100.

Quais as causas da SARA?

Distúrbios associados a SARA incluem lesões diretas do parênquima pulmonar e lesões que acometem o pulmão de forma indireta. As causas mais frequentes são sepses, pneumonia grave, peritonite e politraumatismos (WARE e MATTHAY, 2000).

Como realizar ventilação protetora na Sara?

Use ventilação protetora:

  1. Volume corrente 6 ml/kg.
  2. FiO2 < 60%
  3. PEEP mínimo 5-8 cmH2O.
  4. “Driving pressure” ≤ 15 cmH20 → esse é conceito novo! A diferença entre a pressão inspiratória de platô e a PEEP não deve ultrapassar 15 cmH2O, para evitar trauma por volutrauma.

Quais as principais características clínicas da Sara?

Sintomas de SARA A pele pode ficar mosqueada ou azul (cianose ) por causa dos níveis baixos de oxigênio no sangue. Outros órgãos, como o coração e o cérebro, podem funcionar mal, resultando em uma frequência cardíaca elevada, ritmos cardíacos anormais (arritmias), confusão e sonolência.

Como realizar ventilação protetora na SARA?

Use ventilação protetora:

  1. Volume corrente 6 ml/kg.
  2. FiO2 < 60%
  3. PEEP mínimo 5-8 cmH2O.
  4. “Driving pressure” ≤ 15 cmH20 → esse é conceito novo! A diferença entre a pressão inspiratória de platô e a PEEP não deve ultrapassar 15 cmH2O, para evitar trauma por volutrauma.

Qual o tratamento para insuficiência respiratória?

A maioria das pessoas com insuficiência respiratória é tratada com oxigênio suplementar e algum tipo de ventilação mecânica.

Como é feito o diagnóstico de Sara?

  • Oficialmente, o diagnóstico de SARA é feito utilizando o critério de Berlim. Critério de Berlim para SARA – Início até 7 dias da doença de base – Infiltrado/opacidades bilaterais, sugestivos de edema pulmonar e não causados por derrame pleural ou nodulações

Por que a Sara é uma doença comum?

  • O primeiro conceito é que a SARA é uma doença comum, estando presente em 10 a 15% das internações no CTI, e com alta mortalidade, podendo chegar a 50-60% em algumas séries! Por isso, se você dá plantão em CTI, certamente haverá um ou mais pacientes com SARA na sua unidade.

Quais são os sintomas e diagnósticos?

  • Quais são os Sintomas e Diagnóstico? Normalmente, a síndrome da angústia respiratória aguda ocorre 24 ou 48 horas após a lesão ou a doença original. Inicialmente, o indivíduo apresenta falta de ar, quase sempre acompanhada por uma respiração superficial e rápida.

Quais são os conceitos fundamentais da Sara?

  • Na última semana, New England Journal of Medicine (NEJM) publicou uma excelente revisão com os conceitos fundamentais da SARA (também chamada de SDRA – síndrome do desconforto respiratório agudo) e trazemos nesse artigo para vocês os pontos principais que o clínico e o plantonista de CTI devem saber para não deixar furos!

Postagens relacionadas: