adplus-dvertising

Qual é o método padrão ouro para o diagnóstico de malária?

Índice

Qual é o método padrão ouro para o diagnóstico de malária?

Qual é o método padrão ouro para o diagnóstico de malária?

Gota Espessa Essa é a técnica mais utilizada para o diagnóstico laboratorial da malária e continua sendo considerada como o “padrão ouro” para a confirmação específica da doença.

Como é feito o exame de gota espessa?

Para a confecção da gota espessa, podemos colocar pequenas gotas de sangue nas posições relativas aos vértices de um quadrado imaginário e uni-las com um movimento circular utilizando um palito descartável ou o vértice de uma lâmina comum.

Qual é o parasita da malária?

A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário.

Como é realizado o diagnóstico de malária em áreas endêmicas como diferenciar P falciparum de P vivax no diagnóstico de rotina?

O diagnóstico laboratorial específico de rotina é realizado mediante demonstração de parasitos, através do método da gota espessa (usado preferencialmente) ou esfregaço ou testes imunocromatográficos (testes rápidos) em áreas de baixa endemicidade ou difícil acesso.

Qual exame para diagnosticar malária?

O diagnóstico confirmatório da malária baseia-se no encontro de parasitos no sangue. O método mais utilizado é a microscopia de gota espessa de sangue, colhida por punção digital e corada pelo método de Walker.

Quais os métodos de diagnóstico que você utilizaria para diagnóstico do Plasmodium?

Este diagnóstico é realizado através da técnica do esfregaço delgado ou espesso (gota espessa) (BRASIL, 2010). A Gota espessa é mais utilizada, pois o sangue concentrado facilita a visualização de parasitas (BRASIL, 2009).

Para que serve o exame de gota espessa?

O exame de gota espessa é a técnica mais utilizada para o diagnóstico laboratorial da malária e continua sendo considerada como o “padrão ouro” para detecção e identificação do plasmódio envolvido.

Qual exame para detectar malária?

O diagnóstico confirmatório da malária baseia-se no encontro de parasitos no sangue. O método mais utilizado é a microscopia de gota espessa de sangue, colhida por punção digital e corada pelo método de Walker.

Onde o parasita da malária se instala no corpo humano?

Ao se alimentar de sangue humano, o mosquito Anopheles injeta os parasitas encontrados em sua saliva na corrente sanguínea humana. Os parasitas no interior do corpo humano viajam até as células do fígado, onde crescem e se multiplicam.

Quais são os testes para diagnóstico de malária?

  • CAPÍTULO9 TESTES RÁPIDOS PARA O DIAGNÓSTICO DE MALÁRIA67 1 Testes exclusivos para o diagnóstico de P. falciparum 69 2 Testes que discriminam o P. falciparum de outras espécies 70 3 Diagnóstico pela detecção do DNA do parasito 70

Como é feito o tratamento da malária?

  • Como é feito o tratamento da Malária. O tratamento da malária é feito com medicamentos antimaláricos que são gratuitos e fornecidos pelo SUS. O tratamento tem o objetivo de impedir o desenvolvimento do parasita mas a dose do remédio depende da gravidade da doença, da espécie do parasita e da idade e do peso do paciente.

Como é necessária a microscopia para o diagnóstico da malária?

  • Apesar de a microscopia ser consi- derada o padrão-ouro para o diagnóstico e monitoramento do tratamento da malária, essa técnica exige pessoal treinado e experiente no exame de distensões sangüíneas.

Como detectar a parasita de malária?

  • Os ácidos nucleicos do parasita são detectados usar o PCR. O PCR é o mais útil para confirmar a espécie de parasita malárico depois que o diagnóstico foi estabelecido pela microscopia da mancha ou pelo RDT. O Serology pode igualmente ser usado para detectar anticorpos contra parasita de malária.

Postagens relacionadas: