Qual os componentes que diferem o periodonto de proteção e de sustentação?
Índice
- Qual os componentes que diferem o periodonto de proteção e de sustentação?
- O que é periodonto cite os tecidos que o compõe e suas funções?
- Qual é a estrutura do periodonto?
- Qual a causa da doença periodontal?
- Como funciona o ligamento periodontal?
- Quais as células mais abundantes do ligamento periodontal?

Qual os componentes que diferem o periodonto de proteção e de sustentação?
GABARITO: A O periodonto de proteção consiste na gengiva, que pode ser subdividida em gengiva marginal livre, gengiva inserida e gengiva interdental (papilar). O periodonto de sustentação/inserção consiste em: osso alveolar, cemento e ligamento periodontal.
O que é periodonto cite os tecidos que o compõe e suas funções?
O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.
Qual é a estrutura do periodonto?
- O periodonto é composto pela gengiva, pelo ligamento periodontal, pelo osso alveolar e pelo cemento. Conheça em detalhes as estruturas do periodonto.
Qual a causa da doença periodontal?
- O principal fator que causa uma doença periodontal é a falha na higienização bucal. É um tecido com muitas fibras e células que dá origem ao folículo (tecido que reveste o germe dentário). A organização feita nesse elemento do periodonto de proteção e sustentação ocorre através da erupção dentária.
Como funciona o ligamento periodontal?
- O ligamento periodontal conecta o dente ao osso alveolar circunvizinho, e está situado no espaço entre os dois. É formado pelo tecido conjuntivo frouxo e pelas seguintes células: fibroblasto, fibrócito, macrófago, plasmócito e mastócito. Como falamos anteriormente, o ligamento periodontal possui funções mecânicas e sensoriais.
Quais as células mais abundantes do ligamento periodontal?
- As células mais abundantes são os fibroblastos, mas também encontram-se cementoblastos, células endoteliais, células nervosas, restos epiteliais de Malassez (restos da bainha de Hertwig) e células ósseas. Na presença de inflamação, as fibras colágenas constituintes do ligamento periodontal encontram-se desorganizadas.