Como está a pesquisa de Célula-tronco no Brasil?
Índice
- Como está a pesquisa de Célula-tronco no Brasil?
- O que é a pesquisa com Células-tronco?
- Qual é a pesquisa com células embrionárias?
- Quais células tronco são liberadas legalmente para pesquisa atual?
- É permitido o uso de células tronco no Brasil?
- Quando as pesquisas biológicas com Célula-tronco começam a acontecer no mundo da Ciência?
- Porque a pesquisa sobre células-tronco é tão controversa?
- Que tipo de embriões podem ser utilizados em pesquisas?
- Qual o problema para a ciência em realizar pesquisas com células tronco embrionária?
- Quais são as células-tronco?
- Qual foi a primeira pesquisa com células-tronco?
- Como funciona o tratamento com células-tronco?
- Quem pode virar uma célula-tronco?

Como está a pesquisa de Célula-tronco no Brasil?
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a aderir a pesquisas com células-tronco e de acordo com o artigo 5° da Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005), “É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por ...
O que é a pesquisa com Células-tronco?
As pesquisas realizadas com o uso dessas células têm demonstrado a sua eficácia no tratamento de diversas doenças, a exemplo da leucemia, doenças cardíacas e doenças hematológicas. As células-tronco embrionárias, por sua vez, apresentam a capacidade de formar qualquer tecido do corpo.
Qual é a pesquisa com células embrionárias?
No Brasil, o estudo de células-tronco embrionárias é regulamentado pela lei de Biossegurança de 205/05, artigo 5º), que permite o uso, em pesquisas científicas, de embriões humanos inviáveis ou que estejam congelados há pelo menos três anos, com o consentimento dos pais.
Quais células tronco são liberadas legalmente para pesquisa atual?
Temos como mais eficaz em pesquisas, as células – tronco retiradas de embriões, onde por sua idade e poder de diferenciação são usadas quando liberadas pela justiça. Podemos citar também, mas por forma de estudos recentes, as células – tronco obtidas do cordão umbilical e da placenta.
É permitido o uso de células tronco no Brasil?
Legislação. Desde 2005, legislação brasileira permite “para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento”.
Quando as pesquisas biológicas com Célula-tronco começam a acontecer no mundo da Ciência?
A primeira pesquisa em células-tronco embrionárias humanas que se tem notícia foi publicada em 1998 pela equipe do Professor James A. Thomson, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.
Porque a pesquisa sobre células-tronco é tão controversa?
A controvérsia vem do fato de que as células-tronco embrionárias normalmente não podem ser obtidas sem a destruição dos embriões que as originam. Há técnicas, hoje, que levantam a hipótese de que no futuro não será mais preciso destruí-los para obter linhagens viáveis das cobiçadas células-curinga.
Que tipo de embriões podem ser utilizados em pesquisas?
Temos como mais eficaz em pesquisas, as células – tronco retiradas de embriões, onde por sua idade e poder de diferenciação são usadas quando liberadas pela justiça. Podemos citar também, mas por forma de estudos recentes, as células – tronco obtidas do cordão umbilical e da placenta.
Qual o problema para a ciência em realizar pesquisas com células tronco embrionária?
Gearhart, da Universidade Johns Hopkins, realizou pesquisas com células tronco fetais humanas. Vários segmentos da população tem assumido uma posição contrária a este tipo de pesquisas, pois afirmam que o bem da sociedade não pode ser obtido a partir da morte de alguns indivíduos, mesmo que ainda em fase embrionária.
Quais são as células-tronco?
- As células-tronco são células muito especiais. Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células-tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico.
Qual foi a primeira pesquisa com células-tronco?
- Drauzio – A primeira pesquisa com células-tronco surgiu na década de 1930. Trabalhando com embriões de sapo, um cientista pegou duas células é fez a seguinte pergunta: “Se eu separar essas duas células, qual será o papel de cada uma delas? Será que cada uma dará meio girino?”.
Como funciona o tratamento com células-tronco?
- Nele, os cientistas diferenciaram células-tronco em células do epitélio pigmentar da retina e as aplicaram nos pacientes, que apresentaram melhoras significativas, mesmo em casos mais avançados. Atualmente esse tratamento já se mostrou seguro e está em testes com grupos maiores de pacientes.
Quem pode virar uma célula-tronco?
- Nem toda célula-tronco pode virar qualquer tipo de célula diferenciada. Por isso, elas são classificadas de acordo com esse potencial. São três tipos: Totipotentes: são as células originais do embrião, que tem potencial para se tornarem tanto células do corpo, quanto para formarem tecidos extra-embrionários (como a placenta, por exemplo).