O que é perversão segundo a psicanálise?

O que é perversão segundo a psicanálise?
Na Psicanálise, perverso é toda pessoa que possui um modo de funcionamento psíquico baseado numa estrutura perversa. ... O primeiro modelo baseia-se no axioma: "a neurose é o negativo da perversão" publicado em "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade" (Sigmund Freud,1905).
Qual a perversão da psicose?
- No da psicose, a foraclusão. No da perversão, o desmentido. A perversão é então descrita como uma defesa contra a psicose, a fragmentação do eu. Mais comumente, porém, é afirmada como o negativo da neurose, ou seja, como aquilo que a neurose suprime para se constituir enquanto tal.
Qual o tema da psicanálise clínica?
- Aborda, com profundidade, o tema dos transtornos sexuais, a relação entre mente e corpo, a formação da personalidade a partir da infância, os desejos, as pulsões e as relações entre consciente e inconsciente. O presente artigo foi escrito por Cristiane Silva, com exclusividade para o blog Psicanálise Clínica.
Quais são as dificuldades da psicanálise?
- A clínica da perversão apresenta inúmeras dificuldades à psicanálise, seja pelas características próprias da estrutura perversa, fundada no mecanismo da recusa da castração, seja pela ineficácia da neutralidade e associação livre neste trabalho.
Qual o termo chave na psicanálise?
- Perversãoé um termo chave na psicanálise, para ela apropriado pela primeira vez por Sigmund Freud, pai dessa escola de pensamento. Nela, é referente à uma estrutura clínica, ou seja, à uma modalidade de relação com o outro e com a falta. Segundo o autor, são três as estruturas clínicas: neurose, psicosee perversão.