adplus-dvertising

Como se faz a apuração do ICMS?

Índice

Como se faz a apuração do ICMS?

Como se faz a apuração do ICMS?

Exemplo de cálculo básico considerando a tarifa mais utilizada pelos estados brasileiros: Se um produto é comprado a R$1.000,00 em São Paulo, cuja alíquota é de 18%, para chegar no valor do ICMS basta calcular: 1.000 x 0,18, que é igual a R$180,00. Chega-se então no valor do ICMS.

Qual a finalidade do Livro de Apuração do ICMS?

Registro de Apuração de ICMS Neste livro são feitos todos os lançamentos das operações de débitos e créditos referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Qual a apuração concentrada do ICMS?

  • A apuração concentrada é bastante útil no caso dos empreendimentos que possuem várias filiais e que têm a intenção de especificar o recolhimento do ICMS em uma única guia de Inscrição Estadual.

Como apurar o ICMS?

  • Os empreendimentos que se enquadram no Regime Periódico de Apuração do ICMS, se tratando das operações ou prestações de serviços executados, precisam apurar: II – O valor total da Base de Cálculo (BC) das operações ou prestações com débito do imposto e o valor total do respectivo imposto debitado;

Qual o saldo contabilizado no livro de apuração do ICMS?

  • No que se refere ao saldo contabilizado no livro de Registro de Apuração do ICMS de cada empresa, este estará apto a ser transferido para outro do mesmo contribuinte, desde que esteja localizado no Estado de São Paulo, se o contribuinte tiver optado pela apuração e recolhimento centralizado.

Como ocorre o recolhimento do ICMS?

  • Na prática, ocorre a incidência deste imposto em qualquer transação de compra e venda envolvendo algum produto. Cada estado tem suas regras quanto ao recolhimento e as alíquotas correspondentes. Estão sujeitos ao recolhimento de ICMS pessoas físicas ou jurídicas que possua uma relação comercial.

Postagens relacionadas: