adplus-dvertising

O que é um pedido líquido?

Índice

O que é um pedido líquido?

O que é um pedido líquido?

“O pedido líquido é aquele que já especifica o quantum debeatur, ou seja, o autor já delimita, na petição inicial, de forma qualitativa e quantitativa, os valores que julga ser credor do réu.

Qual a noção de pedido genérico para pedidos indeterminados?

  • As noções de pedido genérico tratado nas hipóteses de pedidos relativamente indeterminados ficam a critério da qualidade ou da quantidade do que sé e pleiteado. Outrossim, o pedido genérico que é solicitado em hipóteses não viáveis, corre o risco de sofre com a nulidade da petição inicial ou seja sua inépcia.

Quando se admite a cumulação do pedido?

  • § 2o Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, admitir-se-á a cumulação, se o autor empregar o procedimento ordinário. O corre que neste tipo de pedido a presença da pluralidade dos credores, já que os mesmos são titulares da obrigação indivisível no Art. 328, do NCPC.

Quais são os pedidos implícitos e determinados?

  • O CPC prevê expressamente hipóteses que excepcionam o pedido certo e determinado, são os chamados pedidos implícitos e genéricos, respectivamente. Os pedidos implícitos serão tratados mais à frente. Os pedidos genéricos estão previstos, de maneira geral, no art. 324, §§ 1º e 2º do CPC. Art. 324.

Qual a conclusão do pedido?

  • Theodoro Júnior (2015) citando Jacy de Assis explicita muito bem tal questão: “o pedido é a conclusão da exposição dos fatos e dos fundamentos jurídicos; estes são premissas do silogismo, que tem no pedido a sua conclusão lógica”.

Postagens relacionadas: