Quais as principais formas de cooperação jurídica internacional a que o Brasil adere?
Índice
- Quais as principais formas de cooperação jurídica internacional a que o Brasil adere?
- Qual o objeto do pedido de cooperação jurídica internacional?
- Quais os objetos de cooperação internacional?
- Para que haja homologação de sentença estrangeira qual é método utilizado no Brasil?
- O que é cooperação jurídica internacional do Brasil?
- O que é a autoridade central para cooperação jurídica internacional?
- Que medidas podem ser solicitadas no âmbito da cooperação jurídica internacional?
- Qual a modalidade de Cooperação Jurídica Internacional?
- Quais são os instrumentos de Cooperação Jurídica Internacional?
- Qual é a cooperação internacional?
- Como se tramita o pedido de cooperação?

Quais as principais formas de cooperação jurídica internacional a que o Brasil adere?
Os principais instrumentos de cooperação jurídica internacional são a Carta Rogatória e o Pedido de Auxílio Jurídico Direto, ou simplesmente Auxílio Direto.
Qual o objeto do pedido de cooperação jurídica internacional?
A cooperação jurídica internacional terá por objeto: I - citação, intimação e notificação judicial e extrajudicial; II - colheita de provas e obtenção de informações; ... VI - qualquer outra medida judicial ou extrajudicial não proibida pela lei brasileira.
Quais os objetos de cooperação internacional?
O artigo 27 do CPC, por sua vez, disciplina o objeto da cooperação jurídica internacional, a qual poderá compreender: (i) citação, intimação e notificação judicial e extrajudicial; (ii) colheita de provas e obtenção de informações; (iii) homologação e cumprimento de decisão; (iv) concessão de medida judicial de ...
Para que haja homologação de sentença estrangeira qual é método utilizado no Brasil?
O procedimento de homologação de uma sentença estrangeira segue o Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça. Assim, a homologação deve ser requerida necessariamente por um advogado mediante petição endereçada ao Ministro Presidente do STJ e protocolada na Coordenadoria de Processos Originários.
O que é cooperação jurídica internacional do Brasil?
A cooperação jurídica internacional pode ser entendida como um modo formal de solicitar a outro país alguma medida judicial, investigativa ou administrativa necessária para um caso concreto em andamento.
O que é a autoridade central para cooperação jurídica internacional?
Autoridade Central é o órgão responsável pela boa condução da cooperação jurídica internacional. ... Para isso, recebe, analisa, adequa, transmite e acompanha o cumprimento dos pedidos junto às autoridades estrangeiras.
Que medidas podem ser solicitadas no âmbito da cooperação jurídica internacional?
Os instrumentos para a efetivação da cooperação jurídica internacional na jurisdição civil são a homologação da sentença estrangeira, as cartas rogatórias e o auxílio direto. Quando o Estado brasileiro solicita a cooperação de outro Estado diz-se que a cooperação é ativa.
Qual a modalidade de Cooperação Jurídica Internacional?
- A cooperação jurídica internacional pode ser classificada nas modalidades ativa e passiva, como os lados de uma mesma moeda, que são vistos de acordo com a posição de cada um dos Estados cooperantes.
Quais são os instrumentos de Cooperação Jurídica Internacional?
- A extradição, a transferência de presos e a cobrança de alimentos, são outros exemplos. Os principais instrumentos de cooperação jurídica internacional são a Carta Rogatória e o Pedido de Auxílio Jurídico Direto, ou simplesmente Auxílio Direto.
Qual é a cooperação internacional?
- Conceito. A Cooperação Internacional é basicamente um auxílio entre os Estados para assegurar o pleno funcionamento da Justiça, quer para a execução de atos processuais, quer para a colheita de provas ou simples troca de informações.
Como se tramita o pedido de cooperação?
- Não existindo, a tramitação se fará necessariamente pela via diplomática e o instrumento de cooperação adequado será a carta rogatória. No que se refere aos pedidos de cooperação, estes deverão ser formulados de acordo com as possibilidades previstas no acordo internacional.