Como se educa na educação não formal?

Como se educa na educação não formal?
Na educação não-formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais ( a questão da intencionalidade é um elemento importante de diferenciação).
Qual a importância do pedagogo no campo não formal?
- A reflexão propiciada pelo estudo aponta para a importância das ações desenvolvidas neste campo e para a necessidade da presença do profissional pedagogo nestes espaços, a fim de se cumprir o princípio da intencionalidade educativa, o qual rege o trabalho no campo não formal.
Quais são as práticas da educação não-formal?
- PALAVRAS – CHAVES: Educação não-formal; Educador social; Pedagogia social. No campo educacional existem três práticas diferentes, que acontecem separadas, porém, não independentes uma da outra, são elas: educação formal, educação informal e educação não-formal.
Por que os cursos de Pedagogia devem privilegiar a formação inicial do pedagogo?
- As reflexões suscitadas nos levam a afirmar que com a ampliação dos espaços de atuação profissional do pedagogo, os cursos de pedagogia devem privilegiar a formação inicial desse profissional para atuar nos espaços de educação não-formal, bem como os próprios espaços de atuação devem propiciar momentos para a formação continuada.
Por que a educação informal não-formal?
- A educação informal está diretamente voltada ao comportamento, hábitos, valores não intencionados e não institucionalizados. A prática da educação não-formal ocorre no período inverso ao que o aluno frequenta a escola regular. De acordo com Libâneo (2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, ...